Ficai atentos e orai a todo momento

     (Lc 21,36)

    Celebramos neste domingo, o primeiro domingo do Tempo do Advento e abrimos o novo ano litúrgico. Iniciamos assim a nossa preparação para o Natal do Senhor. De igual modo, iniciamos hoje um novo Ano Litúrgico e uma vez mais somos convidados a edificar o reino de Deus aqui na terra. Continuamos na Igreja do Brasil com a Campanha para a Evangelização – ide, sem medo, para servir.

    A partir de hoje, trilharemos um caminho em preparação ao Natal de Jesus. O Natal é o mistério da encarnação do amor de Deus. O nascimento de Jesus nos aponta para o centro da nossa fé, que é a Páscoa.

    Durante o Tempo do Advento, a cada domingo, vamos acendendo uma vela da coroa do Advento, para significar que a luz vai iluminando as trevas, pois Jesus é a luz que ilumina o mundo. Quando chegarmos ao 4º Domingo do Advento e as velas da coroa estarem todas acesas, significa que a luz que é Jesus está mais perto de nós e o Natal se aproxima.

    Somos convidados, nesse tempo, a realizar a nossa confissão sacramental para preparar o nosso coração e nossa vida para receber o Menino Jesus que nascerá no Natal. É um tempo marcado pela vigilância e oração e pela expectativa do nascimento de Jesus.

    Na liturgia do Advento, não cantamos o hino do Glória. Guardamos para cantar alegremente na noite de Natal. Além de ser dividido em duas partes, a primeira vai até 16 de dezembro, e a segunda parte, a partir de 17 de dezembro – semana de preparação próxima para o Natal com a famosas antífonas em “Ó” do Magnificat. As leituras a partir de 17 de dezembro falam de maneira mais evidente do nascimento de Jesus, o Senhor está perto.

    Somos convidados na liturgia deste domingo e nas próximas celebrações do Tempo do Advento, a abrir todo o nosso ser para acolher o Senhor que veio, vem e virá. Ele já nasceu uma vez em Belém, agora Ele quer procurar um lugar no nosso coração para nascer novamente, então, nos prepararemos através da oração e vigilância.

    A Primeira Leitura da missa do primeiro domingo (Jr 33, 14 -16) está no contexto do retorno povo de Deus do exílio da Babilônia. O Senhor promete salvar Judá e Jerusalém terá uma população confiante. O povo aclamará Deus dizendo: “Senhor Nossa Justiça”. Ou seja, o profeta prevê dias de paz e justiça para todo o povo, é o que acontecerá com o nascimento de Jesus.

    O Salmo Responsorial é o 24 (25). Devemos elevar a Deus um louvor de gratidão a ele, por todos os bens que Ele nos concede. Ele reconduz ao bom caminho os pecadores e os guia no caminho da justiça e da paz.

    Na Segunda Leitura (1Ts 3, 12-4, 2) São Paulo exorta a comunidade para que o amor entre eles cresça sempre mais, a exemplo do amor de Jesus por todos nós. Dessa forma a comunidade irá construindo um caminho de santidade. A comunidade de Tessalônica era uma comunidade que seguia aquilo que Paulo transmitia a eles e cresciam sempre mais no amor a Deus aos irmãos.

    O Evangelho (Lc 21, 25-28.34 – 36) de hoje, assim como os do final do ano litúrgico que passou, tem um cunho e gênero apocalíptico. Nada que deva nos assustar, mas nos preparar para vivermos bem o Tempo do Advento, por meio da oração e vigilância.

    Jesus mesmo diz ao final desse evangelho, “ficai atentos e orai a todo momento” (Lc 21,36), para estarmos preparados para esse encontro com o Filho do Homem. Jesus já nasceu uma vez, agora o que nós aguardamos é a sua segunda vinda, no qual Ele nos julgará por nossas ações, sobretudo se soubemos amar o nosso semelhante. A melhor maneira de nos prepararmos para essa segunda vinda de Jesus é através da oração e amando aos nossos semelhantes, acolhendo-O hoje em nossas vidas.

    Ninguém sabe quando se dará essa segunda vinda de Jesus, somente o Pai sabe o dia e a hora do nosso encontro com Jesus. Por isso, aproveitemos cada minuto da nossa vida para amar o nosso semelhante e viver de acordo com os mandamentos da lei de Deus. Em cada Eucaristia, pedimos: “Vem, Senhor Jesus”. Que Ele possa vir em nosso coração, na nossa vida e na vida de nossa família.

    Aproveitemos esse Tempo do Advento, que é a expectativa para a vinda do Senhor, para corrigir as nossas ações e a buscar uma vida de santidade. Para celebrarmos de uma maneira diferente esse Natal e tendo a certeza de que teremos um novo ano melhor que esse.

    O Advento é um tempo esperança: por isso a prioridade com a confissão auricular em preparação para o Natal. Superada a fase mais aguda da pandemia da Covid-19, muitos ficaram privados da confissão auricular. O Advento é este tempo especial de espera e de vigilância para o nascimento do Senhor Jesus, o que requer que nossos corações estejam limpos e abertos à graça do Redentor!

    Celebremos com alegria, fé e muita esperança este primeiro domingo do Advento, e que a cada domingo possa acender em nosso coração a “luz” do amor, e que irradiemos essa luz há quem nós encontrarmos ao acendermos as velas da coroa da advento.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here