Festa da Unidade – 2021

    “Com Maria, chamados à comunhão sinodal”

     A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro promove neste sábado, dia 27 de novembro, a partir das 8h00, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, a 9ª edição da Festa da Unidade, que neste ano tem como tema: “Com Maria, chamados à comunhão sinodal”. A Festa da Unidade desse ano terá como norte o Sínodo dos Bispos, que teve a abertura nas dioceses de todo o mundo, nesse ano, e acontecerá em 2023, em Roma.

    A palavra Sínodo significa, justamente, caminhar juntos, e esse é o intuito da Festa da Unidade: todo o povo de Deus da Arquidiocese do Rio de Janeiro caminhar juntos com os seus pastores e com seu bispo diocesano. A festa da unidade desse ano terá como gesto concreto a doação de um quilo de alimento não perecível para ser distribuído aos pobres. Outro gesto importante: os fiéis entregarão as respostas ao questionário do Sínodo.

    Por isso, todos os fiéis são convidados a participarem desse momento de unidade de toda a Arquidiocese do Rio de Janeiro. Esse encontro é um momento em que todo o povo pode pensar junto com o seu bispo diocesano sobre os caminhos que a Arquidiocese do Rio de Janeiro irá trilhar no próximo ano. Esse é o intuito da Festa da Unidade, mostrar que o pastor não está longe do rebanho, mas caminha junto com o rebanho.

    O Espírito Santo é que une todos por um único objetivo, a missão de evangelizar e de pensar novas diretrizes evangelizadoras para a Arquidiocese. Vivemos em um tempo em que temos que reinventar as maneiras de evangelizar e fazer com que a Palavra de Deus possa chegar a mais pessoas e de diversas maneiras.

    Da mesma forma que no dia de Pentecostes os discípulos, juntos com Maria, e impulsionados pelo Espírito Santo, saíram de dois a dois para evangelizar, no dia da festa da unidade somos impulsionados a renovar em nós a ação do Espírito Santo e sair para evangelizar em nossa cidade.

    O Papa Francisco, desde o início de seu pontificado e até aos dias de hoje, sempre diz que temos que ser uma Igreja em saída, ou seja, temos que ir ao encontro do outro, sobretudo, daquele que mais sofre. Dessa forma, esse encontro do dia 27 visa buscar formas de como se dará essa ação evangelizadora.

    O mais importante desse encontro é a unidade de todos os fiéis, de todos os vicariatos arquidiocesanos. Além de trazer o quilo do alimento não perecível, é importante trazer a alegria. A alegria deve ser a identidade do discípulo, não pode ser discípulo de Jesus, se for triste. O discípulo deve contagiar os outros com a sua alegria e mostrar como é bom servir a Jesus Cristo e a sua Igreja.

    Estamos chegando ao final do ano, mais um ano marcado pela pandemia da Covid-19, mais um ano difícil, em que tivemos muitas perdas. Mas agora que parece que a pandemia está se afastando de nós. Vamos agradecer a Deus pelo dom da vida de cada um e ter a certeza no coração de que teremos um 2022 melhor do que esse ano. É momento de agradecer a Deus o empenho de cada um durante esse ano e apoio incansável de nossos pastores, na ação evangelizadora desse ano.

    Esse encontro é uma oportunidade única que todas as paróquias da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro têm de manifestarem a sua fé e se encontrarem para discutirem um tema comum a todos. Essa é a unidade da Igreja do Rio e é fundamental, pois mesmo sendo diferentes, pertencemos a um único corpo. Esse momento de celebração, em que as diferentes maneiras de pensar nos unem, temos que ter a consciência de celebrar como um só corpo.

    Além dos diversos momentos que teremos durante a Festa da Unidade, terá a celebração da Eucaristia presidida pelo bispo diocesano. Peçamos a Virgem Maria e a São Sebastião que nos acompanhem durante todo esse encontro e que nos ajudem a nos unir numa comunhão de amor, junto com os nossos pastores.

    Que o Espírito Santo nos encha da alegria e nos motive a participar desse encontro. Convide mais pessoas para participar desta bonita Festa da Unidade e que possamos fazer desse encontro, uma verdadeira festa de fato. E ainda como diz o tema da Festa da Unidade desse ano, que possamos caminhar juntos com a Igreja e construir um caminho de paz, amor e fé.

    Que a Festa da Unidade nos ajude a estender a mão para aquele que mais precisa e que possamos olhar para as necessidades de nossos irmãos que estão ao nosso redor. Unidade quer dizer que caminhamos juntos, unidos num único objetivo, que é levar o amor de Deus.

    Que Deus nos ajude e Nossa Senhora da Penha nos acompanhe e que façamos dessa Festa da Unidade, uma festa de solidariedade, de amor e de comunhão.

    São Sebastião, rogai por nós!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here