A solidariedade

    Após ter mostrado que os Coríntios tinham uma visão redutiva e personalística dos carismas, São Paulo lhes dá uma ordem: “Procurem os dons mais altos” e passa a apresentar a razão de ser dos carismas. A base de tudo é o amor, um amor que se traduz na solidariedade.
    O capítulo 13 serve de fundamentação para a questão dos carismas. O amor era a nota característica dos primeiros cristãos e deveria sê-lo também para os coríntios, mas a competitividade na busca dos carismas extraordinários havia criado clima tenso na comunidade.
    Os versículos 4-7 descrevem o que é ser solidário, mostrando o que é e o que não é viver a solidariedade. Com isso, fica claro que amor é ação eminentemente concreta em favor de alguém, no caso, a comunidade e as pessoas mais necessitadas, os fracos e os pobres. Amor, portanto, não é sentimento, mas atitude concreta que leva a superar os conflitos, fazendo obras que levem à comunhão com todos e deixando de fazer o que tenha conotação exibicionista. A solidariedade é marcada pelo equilíbrio e pela busca do bem comum: “Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
    Cabe à comunidade cristã escolher entre o transitório e o permanente. “O amor jamais passará”, pois Deus é amor. O objetivo último da comunidade é vivê-lo em todas as suas dimensões e manifestações, até que venha a perfeição e desapareça o que é limitado. Para São Paulo, não existe expressão mais perfeita do ser cristão, da vida em Cristo do que o amor solidário entre as pessoas.
    O versículo 12 contrapõe o agora e o depois, dois momentos sucessivos. O primeiro momento é embrionário e revela transitoriedade, o conhecimento sozinho é limitado. Por isso mesmo requer o discernimento em vista da solidariedade prática. O segundo momento é a fase definitiva e só então o conhecimento é pleno.
    O hino conclui ressaltando a primazia do amor sobre a fé e a esperança. O amor é, pois, a forma concreta na qual a fé se expressa.
    A celebração comunitária é excelente oportunidade para descobrir os gestos de solidariedade que se realizam constantemente na comunidade. E é também ocasião para refletir sobre o fundamento de tudo o que fazemos.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here