Festa da Cátedra de Pedro

Da Cátedra de Pedro ressoa uma voz… A voz infalível à voz de Cristo, onde a nossa Fé, está firmemente alicerçada…

São Pedro paramentado   

Imagem de bronze de São Pedro, paramentada no dia de sua festa. No fundo: altar com relíquias do trono do Príncipe dos Apóstolos – Wikipedia Commons

A Igreja celebra hoje, dia 22 de fevereiro, a Festa da Cátedra de São Pedro. Mas por que é celebrada a “cátedra” de Pedro? Antes, vamos entender o significado da palavra “cátedra”. A “cátedra” literalmente quer dizer a sede fixa do bispo, localizada na Igreja mãe de uma diocese que, por este motivo, é chamada “catedral”. A festa de hoje, no entanto, não é uma festa em honra de uma peça de mobiliário – uma cadeira. Não. A festa de hoje celebra o Primado do Papa como chefe da Igreja Católica. Ela simboliza a autoridade do bispo e, em particular, de seu “magistério”, ou seja, do ensinamento evangélico que ele, enquanto sucessor dos apóstolos, está chamado a transmitir à comunidade cristã.

Sabemos pela Tradição da Igreja que São Pedro residiu durante algum tempo em Antioquia, a cidade onde os Discípulos começaram a serem chamados de Cristão pela primeira vez. Nela, pregou o Evangelho e, a seguir, retornou a Jerusalém, onde algum tempo depois se desencadeou uma sangrenta perseguição: o rei Herodes mandou degolar São Tiago e, vendo que isso agradava aos Judeus, mandou também prender São Pedro.

Libertado por intervenção de um anjo, Pedro abandonou a Palestina, indo para outro lugar. Os Atos dos Apóstolos não nos dizem para onde foi, mas sabemos pela Tradição que se dirigiu para a Roma, a Cidade Eterna.

O pescador da Galileia converteu-se, assim, em alicerce e rocha da Igreja e estabeleceu a sua sede na Cidade Eterna – “Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja” (Mateus 16,18). Dali, anunciou o seu Mestre, como tinha feito na Judeia e na Samaria, na Galileia e em Antioquia. Da Cátedra de Roma governou toda a Igreja, instruiu todos os Cristãos e, confirmando a sua pregação, derramou o seu sangue a exemplo do seu Mestre.

E ao celebramos a Cátedra de Pedro, nós celebramos a graça que Deus concedeu a Igreja, o dom da infalibilidade quando ensina a doutrina. Portanto, quando da Cátedra de Pedro, os papas e os bispos ensinam para todos nós a verdade da fé, como nos ensina o Catecismo da Igreja Católica, não há erro! “Para manter a Igreja na pureza da fé transmitida pelos apóstolos, Cristo quis conferir à sua Igreja uma participação em sua própria infalibilidade, Ele que é a Verdade. Pelo sentido sobrenatural da fé, sob a guia do Magistério vivo da Igreja.” CIC 889

O túmulo do Príncipe dos Apóstolos situa-se debaixo do altar da Confissão, na Basílica de São Pedro – conforme afirma unanimemente a Tradição, ratificada pelas descobertas arqueológicas, dando assim a entender, também de um modo material e visível, que Simão Pedro é, por expressa vontade divina, a rocha firme, segura e inamovível, que sustém o edifício da Igreja através dos séculos. No seu magistério e no dos seus Sucessores.

Estejamos atentos ao olharmos para o “Pedro” nos dias de hoje, que se chama Papa Francisco, representante para nós da pessoa de Jesus Cristo e sucessor do apóstolo Pedro, e nos deixemos alcançar por esta voz que ressoa da Cátedra de Pedro, de modo infalível à voz de Cristo, onde a nossa Fé, está firmemente alicerçada.

São Pedro, rogai por nós!

Fonte: Zenit

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here