Andressa Collet – Cidade do Vaticano
Por ocasião da sucessão do trono de Akihito, aos 85 anos, o Papa Francisco enviou um telegrama ao novo imperador do Japão, Naruhito, de 59 anos. A nova era imperial no país, da Heisei para a Reiwa, começou ainda nesta quarta-feira (1), com a saudação ao príncipe herdeiro Naruhito.
Francisco dirigiu à majestade imperial saudações cordiais e as melhores felicitações, assegurando as orações do Pontífice para que “possa ser sempre dotado de dons de sabedoria e força no serviço dedicado à nação”. Com esses votos, o Papa enviou à majestade Naruhito, aos membros da família imperial e ao povo do Japão “as bênçãos divinas de paz e de bem-estar”.
O novo sucessor no Japão
Akihito é o primeiro imperador em 200 anos a renunciar ao trono, já que normalmente a transição só acontece com a sua morte. O desejo de se aposentar foi justificado pela idade avançada e a saúde em deterioração. Akihito agora se torna um imperador emérito.
No sábado (4), o novo imperador Naruhito irá saudar a multidão da varanda do Palácio Imperial, sob a proteção de um vidro. Com a troca de era, porém, a primeira em época informatizada, também haverá mudança nos calendários escolares, dos hospitais, do governo e dos documentos oficiais.