Faleceu na manhã desta segunda-feira dia 17 de agosto, com a idade de 88 anos, após longa enfermidade, o arcebispo emérito de Esztergom-Budapeste, na Hungria, Cardeal László Paskai.
Ao saber da notícia o Papa Francisco enviou um telegrama de condolências ao Arcebispo de Esztergom- Budapeste, o Card. Péter Erdö, no qual se diz consternado com a notícia da morte do Cardeal László Paskai. “Rezo e ofereço sinceros pêsames a si, o clero, os religiosos e as religiosas e os fiéis leigos da Arquidiocese de Esztergom-Budapeste, e agradeço a Deus Todo-poderoso pelos seus muitos anos de serviço à Igreja na Hungria”, lê-se ainda no telegrama.
Ao recomendar a sua alma ao amor misericordioso do Pai e unindo-me espiritualmente a todos os reunidos para as exéquias solenes – conclui o Papa – concedo a minha Bênção Apostólica como penhor de consolação e paz no Senhor.
As exéquias do purpurado húngaro terão lugar no próximo sábado, dia 21, às 10h30 locais, na Catedral de Esztergom-Budapeste.
Com o falecimento do Card. Paskai o Colégio cardinalício conta agora com 219 purpurados, dos quais 120 eleitores e 99 não-eleitores.
Fonte: Rádio Vaticano