Evento reúne líderes das CEBs de Minas Gerais e Rio de Janeiro

Justiça e profecia a serviço da vida foi o tema do Lestão das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), realizado em Juiz de Fora (MG) nos dias 5 e 6 de outubro. A plenária contou com 250 representantes dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, e com a colaboração do assessor da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB, padre Nelito Dornelas.

Em seu discurso na abertura do evento, o arcebispo de Juiz de Fora, dom Gil Moreira, destacou os três pilares da virtude cristã: humildade, pobreza voluntária e respeito. Na ocasião, os participantes celebraram a memória dos mártires da caminhada. “Fizemos a memória dos mártires de ontem e de hoje de todas as religiões, na certeza que estes não foram enterrados, mas sim, plantados como sementes do Reino para a construção de uma Igreja – e sociedade – libertadora e profética”, afirmam na carta final do Lestão.

O assessor do Setor CEBs da CNBB, Sérgio Coutinho, proferiu uma palestra sobre a tensão existente entre o Deus que caminha com o povo camponês, com profetas e profetisas versus o Deus do Templo e do Palácio, com sacerdotes, reis e doutores da lei. O tema foi aprofundando em grupo e o resultado do debate partilhado na plenária.

 

Local: Brasília
Fonte: CNBB