Eu estou contigo todos os dias

    No dia 26 de julho era costume celebrarmos o Dia dos Avós, dia em que tradicionalmente, a Igreja celebra o dia de Sant’Ana e São Joaquim. A partir deste ano de 2021, o Papa decidiu dar uma proporção ainda maior a esse Dia dos Avós celebrando-o no quarto domingo de julho: assim será celebrado o primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, ou seja, o mundo inteiro celebrará essa data a partir de agora. O tema da mensagem do Papa foi retirado de Mt 28,20 – “Eu estou contigo todos os dias”.

    O Dia dos Avós, anteriormente, acabava passando despercebido e não recebia a mesma importância que é dada ao Dia dos Pais ou das Mães. Temos que valorizar e cuidar dos nossos idosos e avós, pois eles trazem consigo a sabedoria da vida. Muitos avós acabam criando os seus netos, enquanto os filhos trabalham, e muitas crianças são criadas por seus avós.

    Por isso, nesse primeiro Dia Mundial dos Avós e Idosos elevemos uma prece especial por todos eles e se você ainda tem seus avós vivos, ligue para eles, ou na medida do possível, visite-os. Rezemos de igual modo para que cesse a violência contra os idosos e eles sejam respeitados por todos e que diminua a violência contra os idosos.

    A Semana do Idoso, de 19 a 25 de julho, servirá para nos conscientizar do respeito que devemos ter por nossos idosos e o cuidado que devemos ter com eles. Esse cuidado deve se dar até o fim da vida, não podemos abandonar nossos idosos em casas de repouso, somente pelo motivo de estarem esquecidos ou dando “trabalho”. Devemos ser agradecidos aos nossos idosos pelo bem que fizeram por nós.

    É com esse intuito que o Papa Francisco, a partir desse ano, institui o primeiro Dia Mundial dos Avós e Idosos, para que voltemos com carinho o nosso olhar aos idosos e, assim como outras datas festivas, seja comemorada com o máximo respeito. E ainda, a celebração desse dia seria um sinal de agradecimento a Deus, pois o fato de chegar à idade avançada é uma dádiva divina.

    Com o intuito de fazer essa semana especial para todos os idosos e uma maneira de recordar a importância deles em nossas vidas somos chamados a incrementar a pastoral da pessoa idosa e preparar bem esse dia mundial.

    Essa programação conta com a visita da imagem de Sant’Ana às casas de acolhida de idosos, pois muitas vezes os idosos se sentem sozinhos nessas casas de acolhida e essa será uma maneira de demonstrar que alguém se lembra deles. Esse alguém é a Igreja Católica, através de Jesus Cristo. Sant’Ana é a co-padroeira de nossa Arquidiocese do Rio de Janeiro.

    Esse gesto simbólico é de igual modo para recordar de Sant’Ana e São Joaquim, que são os avós maternos de Jesus e, consequentemente, pais de Nossa Senhora e ainda são padroeiros dos avós. Elevemos uma prece a Sant’Ana e São Joaquim nesse dia por todos os avós e por aqueles que já partiram dessa vida, em especial aqueles que morreram por ocasião da Covid-19.

    Esse momento especial também se dá pelo fato de que esses idosos não podem receber a visita de seus familiares devido à pandemia da Covid-19. Se trata de uma ação pastoral diante da pandemia que tem impedido a visitação dos familiares aos idosos que se encontram nessas instituições.

    É uma visita especial, da padroeira dos avós a esses idosos, levando sobretudo paz, saúde, alegria e a benção da Igreja. Nesse momento difícil que vivemos, precisamos muito do conforto da fé e do olhar misericordioso de Jesus. A fé em Jesus nos dará coragem de seguirmos adiante e termos a esperança em um futuro melhor. Sobretudo, aos idosos que se encontram nessas casas de repouso, que estão ansiosos por verem seus familiares e amigos. Que essa visita da imagem de Sant’Ana seja reconfortadora e lhes dê a esperança necessária para continuar vivendo.

    Que essa data ou essa semana, sirva para além de homenagear os nossos idosos e avós, sirva também para incentivar a conscientização da sociedade sobre a necessidade das pessoas idosas. Seja necessidade de saúde, alimentação, carinho ou atenção.

    Com a celebração dessa semana, ainda queremos conscientizar as pessoas sobre a importância de se chegar à chamada terceira idade e que chegar é uma graça de Deus. Oxalá, todos nós possamos chegar à terceira idade e na velhice com os cabelos brancos, louvar a Deus e agradecê-lo pelo dom da vida.

     Aproveitemos ao máximo a nossa vida e cuidemos dela para que possamos chegar à terceira idade e, enquanto não chegamos, cuidemos de nossos idosos com o máximo carinho, pedindo que recaiam sobre eles as mais copiosas bençãos de Deus.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here