“Estou em comunhão com os que se dedicam de corpo e alma à catequese”, diz dom Rixen

No último domingo de agosto, dia 27, será comemorado em todo o Brasil o Dia do Catequista. Por ocasião da data, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou mensagem encorajando à perseverança todos os catequistas. Na oportunidade, o portal da CNBB entrevistou o bispo de Goiás (GO), dom Eugênio Rixen, sobre a importância da catequese como ensinamento essencial da fé. Dom Rixen já foi presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

Aos 72 anos, completados neste ano, dom Rixen é de origem belga. Já foi bispo de Assis (SP) e atualmente é bispo de Goiás, posto que exerce há 18 anos. Por lá é conhecido por manter o seu compromisso com as causas dos trabalhadores do campo, dos povos indígenas e dos migrantes. Também é elogiado por sua luta pela saúde pública, pela educação e pelo trabalho com dependentes químicos.

Na CNBB, como presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, cargo que exerceu por dois mandatos, ficou conhecido por apontar novos caminhos para a Iniciação à Vida Cristã. Atualmente tem vários livros publicados sobre o assunto.

Confira a entrevista:

Antes de falarmos sobre a pessoa do catequista, gostaríamos que abordasse um pouco de sua ação pastoral, uma vez que o catequista tem o poder de falar em nome da Igreja e é enviado para exercer essa missão.

De fato, o catequista está a serviço da iniciação à vida cristã de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Por isso, ele recebe uma missão da sua comunidade. Catequese significa”fazer ecoar”. Mas ecoar o quê? Em primeiro lugar a Palavra de Deus que ele recebe da Igreja. E ele transmite esta Palavra para que ela transforme a sua vida e a comunidade. Em seguida, ele faz entrar em comunhão com Deus e com a Igreja através da Liturgia, dos Sacramentos e do ensino da Doutrina. Hoje, mais do que nunca, o catequista precisa ser uma testemunha dos valores do Evangelho, pois se atrai mais pelo exemplo de vida do que por muitas palavras não vividas.

Uma das finalidades da evangelização é convidar homens e mulheres à conversão e a fé. Este chamado pode ser realizado de várias formas, entre elas por meio da catequese. Qual sua opinião sobre isso?

O primeiro objetivo da catequese é ajudar os catequizandos e crismandos a fazerem uma verdadeira experiência de Deus através do anúncio do Querigma. Este, consiste no anúncio inicial de que somos amados pelo Pai, apesar das nossas fraquezas, que Jesus, Filho de Deus, nasceu no meio de nós, morreu para nos salvar e ressuscitou, vencendo assim a morte, e que o Espírito Santo continua animando e fortalecendo a Igreja. Após este primeiro anúncio, começa a catequese propriamente dita que aprofunda o conteúdo da fé, faz entrar na vida dos sacramentos, estuda a moral cristã e leva a uma profunda vida de oração.

A catequese na Igreja é uma praxe que remonta à época apostólica, mas que tem a sua fonte primeira no próprio Jesus, que foi um excepcional mestre de doutrina e de vida. Hoje em dia, ainda que a catequese seja uma responsabilidade de toda a comunidade cristã, há algumas pessoas que recebem um encargo especial, nesta tarefa pastoral. Comente sobre quem são essas pessoas e sua vocação.

Ser catequista é continuar o ministério da Palavra iniciado por Jesus e transmitida aos apóstolos. Nos séculos III e IV, para formar melhor os discípulos e discípulas de Jesus, elaborou-se o catecumenato que dava uma formação sistemática e celebrativa àqueles que queriam se tornar discípulos do Mestre. Na idade média, do século V a XV, a fé cristã se encarnou na religiosidade popular, novenas, terços, devoção aos santos, romarias, etc.… Na época moderna, nos séculos XVI a XIX, acentuou-se o conhecimento doutrinal da formação religiosa. Desde o século XX e principalmente depois do concílio Vaticano II (1962 a 1965) se fortaleceu uma catequese mais bíblica e celebrativa, e capaz de transformar a vida das pessoas (fé e vida) e da comunidade.

A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB lançou recentemente mensagem dedicada a todos os catequistas, por ocasião do dia a eles dedicado.  Gostaríamos que falasse um pouco sobre ela e sobre esse importante dia.

No domingo 27 de agosto, último domingo do mês vocacional, celebramos o Dia do Catequista. Quero também unir minha voz à voz da CNBB para parabenizar os catequistas que com muito entusiasmo e fidelidade iniciam crianças, jovens e adultos no caminho de Jesus. É uma missão fundamental para a Igreja. Gostaria, no entanto, que os padres e os bispos valorizassem ainda mais a missão daqueles que exercem este serviço eclesial, apoiando-os através da oração e acompanhando-os nos encontros, valorizando-os nas celebrações e ajudando-os fornecendo materiais de qualidade. Estou em comunhão de oração com os catequistas que se dedicam de corpo e alma à catequese.

Confira a mensagem na íntegra no novo site da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética.

 

Fonte: CNBB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here