ESTAI PREPARADOS

    O Evangelho de hoje no início do Advento oferece séria advertência de Jesus: “Estai preparados, porque na hora em que não pensais virá o Filho do Homem”. Cristo falava de sua outra vinda: Ele vem agora e Ele virá ainda. O importante para todos hoje é saber como O reconhecer e como educar nossa percepção para acolher sua vinda de ontem, de hoje e de amanhã. A advertência de Jesus nos alerta para uma salvação prometida para toda a terra, não apenas como o que aconteceu para Noé.

    Isto porque o nome de Jesus é “o Filho do homem”, um título que designa, sobretudo no livro de Daniel, um homem realizado sob o olhar de Deus. Este Filho do homem é enviado por Deus para vir estabelecer a justiça e para revelar a salvação de toda a humanidade. É o que havia anunciado o profeta Isaias, O que torna viva nossa esperança pela promessa do Senhor: “Ele será juiz entre as nações e o árbitro de ao dilúvio. Há uma semelhança entre a vinda do Filho do homem e o que aconteceu a Noé: Noé recolheu na sua arca uma amostra de todos os viventes. No Evangelho de numerosos povos. No Evangelho de hoje esta missão do Filho do homem é comparada à ação de Deus com relação hoje viventes – homens e animais – é um pequeno resto inaugurando uma criação nova.  Jesus nos convida então a compreender que a obra do Filho do homem é comparável àquela de Noé, Ele é como o ramo de oliveira, Ele é o nosso arco íris no céu, que reúne a humanidade na justiça. Deste modo a vinda do Filho do homem orienta nosso coração para uma salvação destinada à criação inteira. Esta boa nova recebida hoje anuncia, para além de todas as provas que podem nos acontecer, se dá num mundo renovada pela vinda contínua do Filho do homem.

    Entretanto, esta Boa Nova nos convida a nos dispor a acolher com autenticidade a salvação oferecida.’ Isto significa que cumpre estar atentos em todas as circunstância, não por temor, mas porque a salvação está aí, ela já chegou. Jesus nos convida a viver intensamente esta realidade da salvação oferecida a todos. Nada de se deixar distrair ou alarmar por entre atitudes superficiais ou uma resignação passiva, quando, na verdade, a lembrança da vinda do Filho do Homem deve nos levar a viver na alegria, nos ajudando a guardas a esperança em todas as circunstâncias. É um convite a vigiar ativamente, Trata-se de vigiar, isto é, a viver com o cuidado dos outros, na prática de todas as virtudes, Esta vigilância é, com efeito, velar pelo bem estar cada um na medida do possível. É o vivar procurando ser para o outro uma arca na qual se pode encontrar, amizade, paz e conforto. Porque hoje também terríveis ameaças pesam sobre a humanidade. Catástrofes naturais, lutas entre nações, fome e muitos são os refugiados longe de suas pátrias. Cumpre estar vigilantes ante tudo isto e não ficarmos indiferentes com o que se passa mundo afora. Nossa força interior é a esperança da salvação que Deus nos oferece e é   também d nossa contribuição inventiva para construir arcas de salvação. Esperar é um verbo ativo e não uma forma passiva de resignação diante dos males. Esperar não é estar adormecido, mas pelo contrário, estar atentos para ir lá onde podemos ser úteis, ajudando sempre o próximo. Tudo isto porque o Senhor vem!!

    Como falou o Papa Francisco, a Igreja pode ser no meio dos sofrimentos um “hospital de campanha”, um oásis de reconforto, de compreensão, da fraternidade e de compaixão. Cada vez que uma pessoa encontra perto dela uma arca de salvação, é o Filho do homem que aí chegou. É deste modo que a salvação de Deus toma sentido desde agora no meio de nós.

    Cumpre sempre se interrogar: “Que é preciso fazer para ser salvo”?

    Crer em Deus, em sua palavra, e viver de seus ensinamentos na Bíblia, porque uma fé sem as obras é morta. Por tudo que estamos refletindo, Jesus nos interroga sobre a realidade de nossa fé, e nos convida, desde agora, a nos preparar para o reencontro com Ele, isto é, a viver em nosso coração desde hoje como se este fosse o último dia. Isto não quer dizer, nada prever para o futuro, ou tudo abandonar, mas estar preparados para aparecer diante dele, quando for da vontade divina.

    Estar preparados é a grande mensagem do Evangelho de hoje. Vigiar, não estar sonhando, mas estar atentos. Vigiar é desejar, esperar, caminhando para o encontro com o Filho do homem. Vigiar é estar cônscio de que estamos numa peregrinação lutando sempre contra uma certa sonolência da fé. É sair de uma vida espiritual tornada como que anestesiada na qual estamos mais ou menos cansados de rezar, de procurar um Deus que nos parece longe O verdadeiro desejo do encontro com o Filho do homem faz então atravessar a noite das provas deste exílio terreno.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here