Esta é a voz daquele que grita no deserto

    Celebramos nesse domingo o segundo deste Tempo do Advento. Hoje acenderemos a segunda vela do coroa do Advento, significando que a luz de Cristo está mais perto de nós. Pouco a pouco, a luz vai iluminando as trevas e vamos preparando o nosso coração para acolher Jesus que chegará no Natal.

    Durante esse tempo, somos convidados a mudar as nossas atitudes e a converter o nosso coração. João Batista nos  convida a abandonar as trevas e a nos aproximarmos da luz. E, ainda, sermos luz para quem nós encontrarmos. Nesse tempo de pandemia que vivemos e, agora, no Natal, somos chamados a iluminar a vida de alguém, sobretudo daqueles que sofreram nesse tempo de pandemia.

    Sejamos como São João Batista e anunciemos Cristo nos dias de hoje, num mundo tão dilacerado pela maldade humana. Somos convidados a nos preparar bem através da Novena de Natal e a mostrar a todos que se aproximam de nós, o verdadeiro sentido do Natal. O tempo do Advento é um período que passa rápido e somos convidados a adentrar no mistério que está sendo celebrado e a não deixar que esse tempo de preparação para o Natal passe despercebido por nós.

    A primeira leitura da missa de hoje é do profeta Baruc (Br 5, 1-9). O profeta pede para o povo tirar a veste de luto que eles trajavam e a vestirem-se da veste da alegria, pois a glória de Deus virá até eles. O profeta conclama o povo a praticar a justiça e que a justiça de Deus sobreveio até eles. Deus nunca se esquece do seu povo. Ele é fiel a aliança com Israel. Não abandona o povo. Assim Ele fez quando envia Jesus. O envia no intuito de salvar o seu povo e de anunciar a todos a justiça que vem de Deus.

    A salvação eterna chegaria a Jerusalém e a glória de Deus se aplacaria sobre aquele povo. Deus guiará Israel, com alegria, a luz de sua glória, ou seja, conduzirá esse seu povo a glória, por meio de seu filho Jesus.

    O salmo responsorial é o 125 (126). O refrão do salmo nos diz “maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria”. Na história da salvação, Deus fez maravilhas com o seu povo, os tira da escravidão do Egito, os conduz a terra prometida e ainda os resgata do exílio da Babilônia. Deus tem carinho com o seu povo e os acolhe como Pai, os corrige e cura suas feridas. Por isso, o salmista diz que o povo deve exultar de alegria no Senhor.

    Na segunda leitura (Fl 1,4-6.8-11), São Paulo diz que tem rezado insistentemente por todos, e agradece e louva a Deus a comunhão e a perseverança de todos. Deus que iniciou neles uma boa nova, os guiará sem mancha para o dia do encontro com o Senhor. Paulo reza para que eles continuem perseverantes no ensinamento que ele lhes passou e que o Espírito Santo possa conduzi-los sempre mais a perfeição. Que a comunidade de Filipos seja um exemplo para todos nós, para que sejamos um exemplo de perseverança nos ensinamentos do Senhor e que o Espírito Santo nos conduza sempre mais a perfeição.

    No Evangelho deste domingo (Lc 3, 1-6) Lucas coloca o contexto histórico sobre o início da pregação de João Batista. Ele foi enviado por Deus para anunciar e preparar a chegada do Messias. João veio pregar um batismo de conversão dos pecados. Após ele, viria Jesus que batizaria com a água e com o Espírito Santo.

    João é o precursor, ou seja, veio antes preparar o coração das pessoas para acolher o Messias que viria. Ele veio tirar aqueles que andavam no caminho das trevas e conduzi-los à luz. João tinha tudo para dizer que ele era o Messias, pois chegou até a ser comparado a Ele. Mas sempre dizia que não era o Messias e que não era digno nem de desatar o nó de suas sandálias.

    João Batista era primo de Jesus e filho de Izabel e Zacarias. Ele veio a frente para preparar o caminho de Jesus. Ele, assim como Jesus, tinha dentro de si a força do Espírito Santo, pois quando Maria foi visitar sua Mãe, Izabel ficou “cheia do Espírito Santo” e a criança pulou de alegria em seu ventre, ou seja, o Espírito Santo que tomou conta de Izabel, passou para o menino. Ele tinha dentro de si a força de Deus e, com essa força, anunciava o Evangelho.

    Sejamos como João Batista durante esse Tempo do Advento, anunciando Jesus Cristo e preparando as pessoas para recebê-lo no Natal. Que possamos conduzir muitas pessoas à Deus e a fazer com que muitas pessoas saiam das trevas e se aproximem da luz.

    Celebremos com alegria esse segundo domingo do Advento junto com a Campanha para a Evangelização (Ide, sem medo, para servir) e preparemos o nosso espírito para celebrarmos o Natal. Que possamos, assim como João Batista, ser cheios do Espírito Santo. Amém.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here