Papa Francisco enviou o Cardeal Walter Brandmueller como seu Enviado Especial às celebrações dos 450 anos do encerramento do Concílio de Trento. Foi o que informou o arcebispo de Trento, Dom Luigi Bressan, ao falar da Carta do Santo Padre, com a qual nomeia o Cardeal alemão, historiador dos Concílios, a presidir os três dias de celebrações na cidade de Trento, no norte da Itália.
Em sua Carta, o Bispo de Roma afirma: “Estamos felizes que este evento se realize solenemente em Trento”, onde, em 3 de dezembro de 1563, se encerrou um dos Concílios que mais se distinguiram na história da Igreja.
O ponto alto das celebrações dos 450 do evento conciliar será na tarde desta sexta-feira, 29, com a chegada do Cardeal Brandmueller, que fará uma conferência sobre o “Concílio e a história da Igreja” no Museu diocesano de Trento, onde será inaugurada uma exposição intitulada: “A Igreja e a arqueologia Sacra”.
Amanhã, 30, haverá uma cerimônia oficial para a visita pública aos lugares onde se realizou o Concílio de Trento, entre os quais as igrejas da Trindade Santa e de Santa Maria Maior e o Palácio Thun. Na manhã do dia 1° de dezembro, o Cardeal alemão visitará o cárcere da cidade e, na parte da tarde, presidirá a procissão da igreja da Trindade Santa até a Catedral de Trento, onde celebrará a Missa pontifical, ao término da qual concederá aos presentes a bênção especial, como enviado do Papa Francisco.
Local: Trento
Fonte: Rádio Vaticano