Roma (RV) – São 115 os parlamentares da Interparliamentary Assembly on Orthodoxy (I.A.O.) que participarão da 24ª Assembleia geral nos dias 26 e 27 de junho no Parlamento italiano no Palácio Montecitório.
Os participantes são provenientes de Parlamentos de 46 países dos 5 continentes. As delegações de Chipre, Geórgia, Grécia, Cazaquistão, Rússia, Síria e Hungria são particularmente significativas.
Antes de começar os trabalhos, manifestaram o desejo de visitar o Monastério Bizantino de São Nilo em Grottaferrata, Roma, no domingo, 25 de junho. Além disso, o Bureau Internacional da I.A.O. se encontrará com Maria Voce, no Centro internacional do Movimento dos Focolares em Rocca di Papa.
A Interparliamentary Assembly on Orthodoxy
A I.A.O. nasceu em 1993, a partir de uma iniciativa do Parlamento grego, quando ocorriam mudanças profundas depois da queda dos regimes comunistas na Europa Central e Oriental e da constatação que a Ortodoxia é expressão comum de um grande número de cidadãos europeus. Após a adesão dos Parlamentos de países europeus e do Oriente Médio com a tradicional presença ortodoxa, em 2001 grupos parlamentares de países da África, América, Ásia e Oceania começaram a participar também.
Objetivos
Entre os objetivos da I.A.O. estão: colocar em relevo o papel da Ortodoxia como expressão política, cultural e espiritual; a contribuição do espírito ecumênico e unificador da Ortodoxia seja para a superação de contrastes nacionalistas e confessionais, seja na procura de meios eficazes de proteção das minorias; o desenvolvimento do patrimônio cultural ortodoxo como contribuição ao respeito dos direitos humanos e à coexistência pacífica dos povos; a participação mais ativa da Ortodoxia na busca de soluções para o ambiente. Um campo de ação em consonância com os objetivos do Movimento dos Focolares, em particular com as iniciativas de uma de suas expressões, o Movimento Político pela Unidade, com que a I.A.O. colabora há alguns anos.
Roma
Na conclusão da Assembleia geral, no dia 28 de junho os parlamentares têm no programa uma visita cultural a alguns lugares significativos da Roma cristã do primeiro milênio, como o Coliseu, as Catacumbas de Domitilla, a tumba de São Cirilo na Basílica de São Clemente, a participação da oração das Vésperas em Santa Maria em Trastevere com a Comunidade de Santo Egídio.
Vaticano
No dia 29 de junho, festa de São Pedro e São Paulo, participarão da celebração eucarística no Vaticano presidida pelo papa Francisco, que na conclusão cumprimentará pessoalmente uma delegação da I.A.O.
Fonte: Rádio Vaticano