Dom Walmor Oliveira de Azevedo participa da Assembleia Geral do Celam, em Honduras

O arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em um dos seus primeiros compromissos à frente da CNBB, participou da 37ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), realizada na capital hondurenha, Tegucigalpa, no período de 13 a 18 de maio de 2019. Oportunidade em que os bispos refletiram sobre a sinodalidade como importante referência para o caminho que Deus espera da Igreja do Terceiro Milênio, conforme ensina o papa Francisco. Os bispos lembraram que a sinodalidade eclesial se manifesta e se realiza por meio do ministério dos bispos.

A Assembleia do Celam marcou também a eleição do arcebispo de Trujillo, dom Miguel Cabrejos, para a presidência do CELAM durante o quadriênio 2019 – 2023 e o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer para a primeira vice-presidência. Os bispos também aprovaram a eleição de uma comissão de oito bispos que, juntamente com a presidência, trabalharão na reestruturação pastoral dos Departamentos do Conselho Episcopal Latino-Americano.

A Assembleia elegeu dois bispos para cada região que passam a ser responsáveis ​​por estabelecer as linhas de ação que permitirão responder às necessidades pastorais específicas.

Com informações da arquidiocese de Belo Horizonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here