DOM WALDEMAR PASSINI DESTACA PONTOS DOS TRABALHOS DA 60ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB

Após a conclusão da 60ª Assembleia Geral da CNBB, realizada de 19 a 28 de abril, em Aparecida (SP), o presidente reeleito do regional Centro-Oeste da CNBB, dom Waldemar Passini Dalbello, que é bispo diocesano de Luziânia (GO), falou sobre o evento anual que congrega o episcopado brasileiro. Confira abaixo, em tópicos, as impressões do bispo.

Assembleia intensa
Foi uma Assembleia intensa e extensa com dez dias de diálogo, confraternização, reflexões, ponderações sobre as questões que envolvem a nossa Igreja em primeiro lugar, mas também o país e as regiões em que vivemos. Mesmo com tudo isso, a Assembleia transcorreu, como habitualmente, em clima de grande fraternidade, pois é sempre uma alegria nos encontrarmos, já que o episcopado brasileiro só tem essa oportunidade durante todo o ano.

Eleições
Esta Assembleia se revestiu de especial importância devido às eleições da nova presidência da CNBB, dos membros do Conselho Episcopal Pastoral e dos Conselhos Episcopais, mas também das presidências dos regionais. Nós tivemos essa oportunidade de reconhecer os valores e carismas que os irmãos bispos recebem de Deus e conhecer a experiência que têm de vida episcopal e as capacidades de cada um para as funções às quais foram eleitos, escolhidos pelos irmãos bispos.

Regional
O destaque foi para a reunião em que o grupo acolheu com alegria a presença dos bispos auxiliares de Brasília, dom Antônio Aparecido de Marcos Filho e dom Denilson Geraldo. Tivemos também a oportunidade de agradecer pela fraternidade e pela contribuição que o dom Nélio nos ofereceu no regional nestes sete anos em que ele esteve como pastor à frente da diocese de Jataí. Nós nos alegramos também com ele e pela sua nova nomeação, é claro que sempre reafirmando os vínculos que já foram estabelecidos entre nós e vamos continuar na comunhão uns com os outros. Sobre as eleições no regional se transcorreram com bastante tranquilidade, praticamente tem uma recondução do presidente e do secretário e dom Giovani foi eleito vice-presidente. Nós manifestamos a acolhida dos irmãos bispos e estamos muito dispostos a prosseguir a essa missão no regional cada vez mais motivando, inspirando, refletindo os caminhos da missão evangelizadora da Igreja Católica nas dioceses do nosso regional e promovendo a comunhão episcopal na nossa região do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here