DOM PAOLO GIULIETTI, ARCEBISPO DE LUCCA, NA ITÁLIA, VISITA A SEDE DA CNBB E PARTILHA SOBRE RELAÇÃO COM O BRASIL

Em visita ao Brasil, o arcebispo de Lucca, na Itália, dom Paolo Giulietti, foi recebido pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, na sede da entidade, em Brasília (DF). O prelado veio visitar missionários de sua arquidiocese que atuam em Rio Branco (AC) e em São Luís (MA). Ele e dom Ricardo gravaram uma conversa na qual dom Giulietti partilhou sobre a arquidiocese e a experiência em conhecer a realidade brasileira.

Da região de Lucca, partiram centenas de migrantes italianos para o Brasil, inclusive a agora beata Assunta Marchetti, co-fundadora das Irmãs Scalabrinianas que veio ao Brasil para acompanhar as famílias de Lucca cuidando das crianças. Também daquela Igreja Particular partiram missionários para atuar no Brasil, inicialmente no Acre e, mais recentemente, em São Luís.

Na entrevista, dom Paolo conta do desejo de conhecer a realidade na qual os missionários de sua arquidiocese trabalham. A visita também é oportunidade de intercâmbio de experiências pastorais.

“Neste mundo globalizado, é importante pensar cada vez mais nas relações em termos de reciprocidade. Não é só quem recebe, mas há riquezas agora que as histórias de diferentes povos, que amadureceram as diferentes igrejas que pedem para ser compartilhadas. Portanto, o desejo é viver uma troca cada vez mais fecunda, cultural e espiritual das nossas realidades, para que possamos ajudar-nos uns aos outros a crescer e estar cada vez mais adaptados a este mundo em mudança”, afirmou.

Ele considerou interessante o contato, particularmente no caminho sinodal da Igreja. “Achei muito interessante esse contato, até porque nós na Itália estamos repensando várias coisas. Há uma jornada sinodal em andamento das igrejas na Itália para rever nossa forma de presença em nosso território e acredito que há algumas coisas no Brasil que é muito importante sabermos para que possamos também buscar inspiração para nossa renovação”, disse.

Confira a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here