Dom João Bosco é eleito 1º suplente para o Sínodo dos Bispos

O bispo de Osasco (SP), dom João Bosco Barbosa de Sousa, recém eleito presidente da Comissão para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi escolhido como 1º suplente para a 14ª Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Família. Ele foi eleito em primeiro escrutínio realizado na tarde de hoje, 23, durante a 53ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP), recebendo 174 votos do total de 241, superando os 122 votos requeridos para a maioria absoluta.

O Sínodo convocado pelo papa Francisco, ocorrerá de 4 a 25 de outubro, no Vaticano, e terá como tema “A Vocação e a Missão da Família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

Currículo

Natural de Guaratinguetá (SP), dom João Bosco Barbosa nasceu em 1952 e foi ordenado presbítero em 1978. Ele estudou Filosofia e Teologia no Instituto Filosófico e Teológico de Petrópolis (RJ). Ele também é graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e cursou Comunicação Social na União Católica Internacional de Imprensa, dos países do leste europeu.

Foi nomeado pelo papa Bento XVI bispo da diocese de União da Vitória (PR) em 2007. Em 2014, o papa Francisco nomeou dom João Bosco bispo de Osasco.

Seu lema episcopal é “Cristo nossa vitória”.

Fonte: CNBB