Dom da Eucaristia

    A nossa querida Arquidiocese celebrou entre os dias 8 a 14 de junho a Semana Eucarística. A 91ª Semana Eucarística foi celebrada na Igreja de Sant’Ana, com o tema: “Sois da Família de Deus” (Ef 2,19)! A semana preparou-nos para a celebração de Corpus Christi, na quinta feira, dia 15 de junho, a grande manifestação de confiança e esperança que os católicos fazem pelas cidades, no clima de uma boa notícia que é anunciada.
    A Matriz de Sant’Ana abriga a Obra da Adoração Perpétua do Santíssimo Sacramento desde 3 de maio de 1926. “Para valorizar mais esse grande acontecimento, esta grande celebração litúrgica que é Corpus Christi, fazemos uma semana de preparação. Ela vai da quinta-feira da semana anterior até a quarta-feira que antecede o Dia de Corpus Christi”.
    São João Paulo II: “O Concílio Vaticano II veio recordar que a celebração eucarística está no centro do processo de crescimento da Igreja. De fato, depois de afirmar que ‘a Igreja, ou seja, o Reino de Cristo, já presente em mistério, cresce visivelmente no mundo pelo poder de Deus’, querendo de algum modo responder à questão sobre o modo como cresce, acrescenta: ‘Sempre que no altar se celebra o sacrifício da cruz, no qual Cristo, nossa Páscoa, foi imolado (1Cor 5, 7), realiza-se também a obra da nossa redenção.
    A comum Fração do Pão eucarístico estava ligada à comunhão na mesma doutrina dos apóstolos e exigia, como consequência, a partilha dos bens, de modo que, em qualquer tempo, uma comunidade que parta e reparta o Pão eucarístico, é necessário que coloque em comum talentos, ideias e bens, procurando suprir, o quanto possível, os mais fracos e carentes, como consequência da comunhão eucarística.
    Este Sacramento santíssimo exige a coerência de procurar construir sempre a vida de comunhão nos seus mais diversos aspectos: comunhão de pensamentos, comunhão de oração, comunhão de talentos, comunhão de bens… Eis algumas das lições e exigências da Eucaristia. Comungar no Altar e não comungar na vida seria uma mentira! Ora, como a comunhão é sempre ameaçada pelo pecado que gera o egoísmo, raiz de toda divisão, a Eucaristia vai nos dando a misteriosa força do Espírito de unidade e diversidade para que cresçamos nesta comunhão, que é a Igreja: “Nós vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo”. (Oração Eucarística II).
    O Concílio Vaticano II recordou o conceito de Eucaristia como sendo a fonte e o ápice da vida cristã. Uma expressão muito rica de significados. Podemos dizer que dela tudo nos vem e é nela que tudo ganha consistência. É o canto do livro do Apocalipse, pois a Eucaristia é a própria presença consumada de todo o mistério cristão. Dom supremo que alimentou e continua a alimentar tantas vidas e a vida de tantos santos, sobretudo os mais ativos em nosso tempo e também nos tempos passados. Com esta reformulação do Concílio Vaticano II, podemos até dizer que toda a vida cristã, quando vivida em autenticidade e plenitude, é ela profundamente eucarística, pois, como bem nos lembrou o papa São João Paulo II, “a Igreja vive na Eucaristia e através da Eucaristia”.
    A Eucaristia é o conteúdo máximo da Igreja, seu centro fundamental. Tudo Dele veio, tudo a Ele retorna como um cântico espiritual. Tudo Nele ganha consistência. E este laço de amor trinitário se mostrou visível na vida do Filho amado de Deus, a Verdadeira e Única Eucaristia do Pai.
    “A Igreja recebeu a Eucaristia de Cristo, seu Senhor, como um dom, além de precioso, entre muitos outros, mas principalmente como o dom por excelência, porque dom d’Ele mesmo, da sua Pessoa na humanidade sagrada, e também da sua obra de salvação. Esta não fica circunscrita no passado, pois tudo o que Cristo é, tudo o que fez e sofreu por todos os homens, participa da eternidade divina, e assim transcende todos os tempos e em todos se torna presente”. (Retirado do Site: http://www.vatican.va/holy_father/special_features/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_20030417_ecclesia_eucharistia_po.html. cfr. Encíclica Ecclesia De Eucharistia n. 11. Acesso em: 07/06/2017).
    Ao celebrarmos a grande Festa Eucarística, queremos meditar sobre o tão grande significado e importância deste Sacramento na vida da Igreja e dos fiéis. Para isso, nos preparamos para a celebração do dia de Corpus Christi.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here