Dom Bosco e os ensinamentos que continuam a guiar os jovens

São João Bosco, conhecido como padroeiro dos jovens, deixou um grande legado aos jovens de todo o mundo

São João Bosco, também conhecido carinhosamente como Dom Bosco , é, sem dúvida, um exemplo para crianças e adultos. 

A sua história, o seu serviço e o seu carisma para com os jovens fizeram com que ele prevalecesse em todos os corações, dando vida aos seus ensinamentos, que são transmitidos de jovem para jovem: na escola, no trabalho e até nas conversas com os amigos. 

Dom Bosco não se limitou a partilhar o seu testemunho de serviço e de alegria, porque para sermos santos na vida quotidiana é necessário seguir esta fórmula muito particular que ele partilhou: alegria, mais estudo e amizade com Deus. É o melhor programa para te fazer feliz e que mais te beneficiará! 

A Aleteia pediu a diversos jovens mexicanos que partilhassem o modo como Dom Bosco os inspirou na vida cotidiana e na vocação, carregando a espiritualidade salesiana . Alguns eram estudantes salesianos, outros são professores e outros ainda são sacerdotes ou filhas de Maria Auxiliadora, congregação de freiras fundada pelo mesmo santo.

SÃO JOÃO BOSCO

1 VIVENDO A JUVENTUDE COM SERVIÇO

“Algo que aprendi com Dom Bosco e que levo na minha vida é: viver a minha juventude servindo aos outros, pois quem não vive para servir não está apto para viver”.    

-Natalia González, jovem salesiana.

2 SEDE JOVENS APAIXONADOS PELA SANTIDADE

«Sempre me identifiquei estreitamente com Dom Bosco e com a espiritualidade de São Francisco de Sales. Quando eu era mais jovem, fui iluminado e motivado pelo fato de que sua paixão era a salvação da juventude. Agora que sou sacerdote, quero que essa seja a minha paixão; Por isso, procuro viver e incutir nos jovens os valores que foram importantes para ele. Convidando-os a serem felizes por alcançarem a santidade. 

Não uma alegria vazia, mas que brota de saber que amas muito Nosso Senhor e que estás na Sua amizade. “Sua mensagem de que Deus pode ser encontrado na vida cotidiana e no trabalho permanece nova”.

-Gerardo Torres, sacerdote diocesano. 

3 TENHA TOTAL CONFIANÇA EM MARIA AUXILIADORA 

MARIA AJUDA

«Sempre que tenho problemas, me ajuda a lembrar que não estou sozinho e que Maria quer me ajudar… Quando estou muito, muito preocupado, a primeira coisa que me vem à mente é repetir Maria Auxiliadora , Ore por nós . “Testemunhei que Maria intercedeu por milagres muito, muito grandes”. 

-Mayela Torres, jovem e diretora salesiana. 

4 FAÇA-NOS AMAR EM NOSSA MISSÃO

«A frase de Dom Bosco que procuro dar vida é aquela que se encontra na Cruz que nos dão no dia da nossa profissão perpétua: ‘Studia di farti amare’ (tente ou estude para se fazer amar).

É o programa de vida que nós Salesianos assumimos e que procurei realizar através da bondade, da proximidade, do bom trato e da misericórdia expressa no sacramento da reconciliação… Em suma, fazer-me amar é o modo pelo qual procuro tornar-me sinal e portadora do amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais necessitados. Este é um programa de vida que durará enquanto eu estiver neste mundo e espero, com a graça de Deus, poder realizá-lo.

-Andrés Luna Guajardo, sacerdote salesiano. 

5 ATITUDE GENTIL E POSITIVA

«O que aprendi com Dom Bosco é que ser salesiano significa: ser gentil, solidário, gentil e prestativo. Pois convidou outras pessoas a conhecê-lo e a ter sempre uma atitude positiva em relação a tudo.

-Miguel González, estudante salesiano.

6 ADOREI O PRESENTE

«Eu sabia que ele era o pai das crianças órfãs e foi aí que comecei a me sentir acompanhado por um Santo. No primeiro dia de aula na minha escola salesiana (secundária) senti uma rejeição total à mudança, tive muito medo. Até que um salesiano viu esse terror em mim. Ele me disse: ‘Dê a si mesmo a oportunidade de amar 15 coisas no seu presente.’ Não demorou muito para perceber que a minha escolha era Cristo, mas o meu estilo era Dom Bosco; um estilo cheio de alegria e muitos sonhos. 

Já se passaram 14 anos, agora estou do outro lado, trabalhando na pastoral da escola e, de mãos dadas com Maria Auxiliadora, desejo ser o Dom Bosco que algum jovem precisa!

-Ana Sofía Díaz Orozco, ex-aluna e professora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here