Dioceses da província Eclesiástica de Pernambuco refletem compromisso missionário

Muita animação e ardor missionário invadiram o coração dos participantes do Seminário Missionário da Província Eclesiástica de Pernambuco, que aconteceu entre os dias 5 e 7 de novembro no seminário São José, em Garanhuns (PE).

Com o tema “o compromisso missionário a partir da Evangelii Gaudium” o evento reuniu representantes de oito dioceses da província, e foi assessorado pelo bispo da diocese de Afogados da Ingazeira, dom Egídio Bisol. Em suas reflexões o bispo lembrou que, “fechar-se em si mesmo é fechar-se ao outro e que o importante é entender o essencial do evangelho, pois as estruturas mudam”. O assessor recordou também, que toda ação evangelizadora parte da Palavra e que para ser uma Igreja em saída é preciso sair de nossas casas, de nossas seguranças. “Esse deslocar-se faz parte da tradição da Bíblica, a exemplo de Abraão e de tantos outros ao longo da história da salvação. O sair não é somente uma coisa externa mais um deslocar-se interiormente, sair significa que o outro é mais importante que eu, por isso saímos de nós e vamos ao encontro do outro”, declarou dom Egídio.

O bispo de Garanhuns, dom Paulo Jackson, presidiu a Eucaristia e deixou sua mensagem aos missionários. “Na ordem da fé e do martírio o cristianismo chegou a Roma por Pedro e Paulo, mas o trabalho missionário foi primeiro realizado por leigos que se dispuseram a levar a mensagem de Jesus. O objetivo da missão não é criarmos números, mas vivermos uma experiência comunitária, pois missão e vida comunitária estão intimamente ligadas. Há pessoas que confiam muito mais em si, que na força do Evangelho”, recordou dom Paulo.

O coordenador do Conselho Missionário Regional (Comire) Nordeste 2, padre Edivaldo Brito, refletiu sobre a identidade e a missão do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) na animação missionária das dioceses.

Fonte: POM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here