Diocese realiza Concílio de Juventude

Evento em Volta Redonda reuniu mais de dois mil jovens

Divulgação

A diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ) reuniu cerca de dois mil jovens no Pavilhão da Ilha São João, em Volta Redonda, para o Concílio de Juventude. Realizado nos dias 3 e 4 de outubro, o evento teve como tema “Ide sem medo para servir com amor” e foi promovido pelo Setor Diocesano de Juventude.

O bispo local e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Francisco Biasin, esteve presente durante todo o evento e assessorou um momento de aprofundamento da temática proposta. O bispo falou sobre “Servir com amor” e destacou o serviço como parte da dimensão evangélica da vida. Para dom Biasin, o jovem como ser social deve avançar o processo de mudança na sociedade.

“O próprio Jesus disse: `Eu vim para servir e não para ser servido”, e veio para dar a vida em resgate de muitos. A juventude é chamada a fazer mudanças radicais na vida pessoal e na sociedade. O mundo de hoje não vai bem, com grandes injustiças e falta de esperanças que degradam a pessoa humana”, disse o bispo.

Ao recordar o papa Francisco, o bispo deu indicações aos presentes a respeito da mudança que deve ser encaminhada por eles. “O papa Francisco chama os jovens de `semeadores de mudança´ para que façam do mundo um lugar mais justo, fraterno e solidário, não com sentimento de revolta, não se conformar com aquilo que nos apresentam como um pacote pelos meios de comunicação social, não podemos nos conformar com as injustiças deste mundo”, salientou.
Preparação

O Concílio de Juventude foi antecedido por um processo de discussões com os jovens de quatro regiões pastorais da diocese. Os chamados “pré-concílios” aconteceram em Resende (RJ), Barra Mansa (RJ), Barra do Piraí (RJ) e Volta Redonda com a abordagem de questões sociais relacionadas à juventude no contexto da família, da comunidade, do bairro, da sociedade, da comunicação e da educação.

Os resultados do processo foram apresentados durante o evento pelo assessor do Setor Diocesano de Juventude, padre Carlos Alberto Júnior. O sacerdote observou a necessidade de manter a unidade na diversidade e a comunhão dos diferentes carismas dos trabalhos com os jovens.

O assessor do Setor Juventude do regional Leste 1 da CNBB, padre André, apresentou o tema “Ide sem medo”. O presbítero chamou atenção para o encorajamento de jovens para que “assumam sua missão”. Esse compromisso deve manifestar-se no impulso de desenvolvimento de um “caminho de experiência do amor de Deus”.
Atividades

Entre as atividades do Concílio na diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, aconteceu a recordação dos 30 anos do Dia Nacional da Juventude (DNJ). Integrantes da Pastoral da Juventude (PJ) lembraram a trajetória histórica da Pastoral por meio de músicas e coreografias.

Entre as atrações culturais do evento estiveram a banda Missão Resgate, de Volta Redonda, e a cantora Olívia Ferreira, do Rio de Janeiro.

O Concílio ainda contou com a participação da Comunidade Bethânia, uma comunidade Católica que atua há 20 anos no acolhimento de pessoas com problemas relacionados às drogas, abandono e doenças.

Ao final do encontro, dom Francisco Biasin presidiu a missa de encerramento do Concílio de Juventude.
Com informações e fotoa da diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda

Fonte: CNBB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here