Diocese de Tubarão (SC) celebra 60 anos

“É um momento de Evangelização muito intenso e significativo, sendo também fonte de entusiasmo para todo o Povo de Deus”, expressou o bispo de Tubarão (SC), dom João Francisco Salm, na celebração dos 60 anos da diocese.

A praça da catedral diocesana acolheu os fiéis para missa campal do jubileu, no dia 15 de agosto, com representação das 28 paróquias diocesanas, seminaristas, padres, lideranças de pastorais, movimentos e organismos. A celebração contou com presença de bispos que passaram pela diocese, entre eles: dom Osório Bebber; dom Hilário Moser, bispo emérito de Tubarão; dom Jacinto Bergmann; dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo de Florianópolis (SC), e dom Onécimo Alberton, bispo de Rio do Sul (SC).

A catedral teve reformas internas e os resultados foram apresentados à comunidade durante a festa dos 60 anos. O arcebispo de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jönck, disse que a “catedral ficou muito bonita e bem apresentada. Na Igreja de Tubarão há muita vida e de fato merecia essa bonita obra de arte”, pontuou dom Wilson.

História

A diocese de Tubarão foi desmembrada da arquidiocese de Florianópolis, com criação em 28 de dezembro de 1954, por decisão do papa Pio XII, com a Bula Pontifícia “Viget Ubique Gentium”. A instalação da diocese ocorreu em 15 de agosto de 1955, tendo como primeiro bispo, dom Anselmo Pietrulla, já falecido e sepultado na cripta da catedral.

Fonte: CNBB