COMISSÃO PARA O ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO HUMANO DISPONIBILIZA QUINTO EPISÓDIO DA SÉRIE DE PODCAST ‘A CULTURA DO CUIDADO’

Está disponível nas plataformas de áudio mais uma edição do ‘Podcast A Cultura do Cuidado’ produzido pela Comissão Episcopal Pastoral Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano (CEPEETH) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O quinto episódio da série traz a partilha sobre o enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, conceitos e modalidades e políticas públicas e a realidade do enfrentamento nas grandes cidades e as dificuldades em mensurar as violações em razão das denúncias que também possuem números subnotificados.

A convidada deste episódio é a Irmã Eurides de Oliveira da Congregação Imaculado Coração de Maria e integrante da Comissão Especial Pastoral de Enfrentamento ao Tráfico de pessoas da CNBB, que que atua na cidade de São Paulo.

No episódio, Ir. Eurides chama ainda atenção para o período eleitoral, momento para detectar quais candidatos demonstram compromisso com as políticas públicas de enfrentamento ao tráfico de pessoas.

A religiosa que também coordenou a Rede Um Grito Pela Vida, um projeto que atua há 15 anos na prevenção ao tráfico de pessoas no país, reforça que as ações são formas de fazer evidências para que as políticas de enfrentamento tenham efeito.

Ouça o #EP05 – Podcast A Cultura do Cuidado – Conceito, modalidades e a importância das políticas públicas para o enfrentamento do tráfico de pessoas

A série

Os primeiros quatro episódios tratam de temas como:

Tráfico de Pessoas

Segundo o Protocolo de Palermo, tráfico de pessoas “significa o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração. A exploração incluirá, no mínimo, a exploração da prostituição de outrem ou outras formas de exploração sexual, o trabalho ou serviços forçados, escravatura ou práticas similares à escravatura, a servidão ou a remoção de órgãos.”

O Dia Mundial do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas é celebrado dia 30 de julho. A data foi instituída, em 2013, pela na Assembleia Geral da Nações Unidas, como Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.  O objetivo da Resolução A/RES/68/192, da ONU, ao estabelecer um marco para o dia foi “criar maior consciência da situação das vítimas do tráfico de seres humanos e promover e proteger seus direitos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here