Diocese de Três Lagoas cria Pastoral do Imigrante para auxiliar haitianos

Atendimentos serão realizados às terças e quintas-feiras

Com o objetivo de auxiliar os imigrantes haitianos que se encontram em situação irregular no município, a diocese de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, implantou a Pastoral do Imigrante. A atividade vai ao encontro da reflexão feita para o Ano Santo da Misericórdia, convocado pelo papa Francisco.

A ação já era desempenhada pela diocese há dois anos com o auxílio da Cáritas de Londrina (PR), mas foi só no mês de abril, que o representante da embaixada do Haiti, Jacckson Bien, procurou formalmente a Cúria Diocesana para oficializar a parceria e pedir dedicação ao serviço, devido ao prazo de regularização dos haitianos que expirará em novembro de 2016.

Diante da urgência, o bispo da diocese de Três Lagoas, dom Luiz Knupp, convocou voluntários engajados com a causa e, sob a coordenação da irmã Aparecida, missionária de Nossa Senhora das Graças, foi organizada a Pastoral do Imigrante.

“No início tínhamos a proposta de realizar uma missão e auxiliar na regularização da documentação, mas, como o cristão é dotado de amor divino e obediente ao pedido do papa Francisco, que nos pede para sermos ‘misericordiosos como o Pai’, a vontade de acolher e ajudar foi além da reunião desses documentos e, agora, temos uma pastoral que irá auxiliar nossos irmãos em diferentes ações como integração social, aulas de português, dentre outras que ainda estão sendo elaboradas”, explica dom Luiz.

Os voluntários deverão orientar os haitianos sobre a documentação necessária para a aquisição da residência permanente no país, bem como a validação do passaporte, dentre outras questões jurídicas que irão facilitar o acesso ao mercado de trabalho e uma melhor qualidade de vida.

Durante os atendimentos, também será realizada uma triagem com o intuito de levantar os aspectos que necessitam de assistência e que podem ser atendidos pela pastoral. “Queremos acolher não só os haitianos, mas todos os povos, pois, é como está escrito: ‘Já não há judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus’. Somos um único povo reunido pelo amor de Deus, amor este que consola, perdoa e dá esperança por meio da Misericórdia”, diz dom Luiz.
Atendimento

A Pastoral do Imigrante irá atender às terças e quintas-feiras, das 15h às 19h30, e aos sábados das 14h às 17h. A sede provisória será na Rua Bom Jesus, nº 270, Bairro Lapa, entre o Colégio Dom Bosco e a Cúria Diocesana.
Doações

A Pastoral do Imigrante aceita doações de material de escritório, dentre outros que possam auxiliar na estrutura física do atendimento. Informações podem ser obtidas no local ou pelo e-mail diocese3lhaitianos@gmail.com
Com informações e foto da diocese de Três Lagoas

 

Fonte: CNBB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here