Diocese de Guaxupé (MG) completa 100 anos

Festa do centenário acontecerá no dia 31

Em comemoração ao centenário da diocese de Guaxupé (MG), uma equipe formada por bispos, padres, diáconos, leigos e voluntários vem organizando há três anos, uma programação especial para celebrar a data. A festa que será realizada no dia 31 de janeiro, promete marcar a história da cidade e de todos os participantes.

Segundo o padre e coordenador de pastoral, Henrique Neveston, “a expectativa é que esta grande festa não fique restrita a apenas um dia na história, mas que fique na memória dos diocesanos”, afirma.

Já o padre, Weberton Magno, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Alfenas, comenta que a celebração tem o intuito de motivar o envolvimento nas iniciativas pastorais da diocese e das comunidades: “Celebrar o Centenário da diocese de Guaxupé é despertar a consciência de uma Igreja Missionária. A expectativa é que fortaleça nos fiéis a ‘pertença’ a uma Igreja que tem uma história marcada pela luta de um povo fiel a Jesus Cristo”.
Programação

A partir do dia 28, os fiéis poderão participar das missas, na Catedral diocesana Nossa Senhora das Dores, em Guaxupé. As celebrações serão realizadas por bispos que marcaram a história da diocese e também da Província Eclesiástica de Pouso Alegre, da qual a diocese de Guaxupé faz parte. Os bispos convidados para participar do Tríduo são: o bispo de Uruaçu (GO), dom Messias Reis Silveira, no dia 28; o bispo emérito da diocese de Guaxupé, dom José Geraldo Oliveira do Valle, no dia 29, e para encerrar as celebrações, o arcebispo da arquidiocese de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado, no dia 30.

Haverá também apresentações teatrais exibidas logo após as celebrações litúrgicas dos dias 28 a 30.  As peças são fruto do trabalho de um dos seminaristas da diocese, Richard Oliveira, que além da adaptação dos textos apresentados, é um dos organizadores da jornada cultural. No dia 28, o primeiro espetáculo será “A missa da minha vida”, interpretada por jovens de Alfenas. No segundo dia, 29, será a vez dos jovens de Guaxupé exibirem a peça “Francisco”. Encerrando a jornada no dia 30, a vida de “São Pio” será retratada pela Renovação Carismática Católica de Passos.

Quem for a Guaxupé, no dia 31, pode contar ainda com uma intensa programação: a conclusão da peregrinação de Nossa Senhora das Dores; a Missa do Centenário e shows com bandas da região.
Com informações e foto da diocese de Guaxupé.

Fonte: CNBB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here