Festa do centenário acontecerá no dia 31
Em comemoração ao centenário da diocese de Guaxupé (MG), uma equipe formada por bispos, padres, diáconos, leigos e voluntários vem organizando há três anos, uma programação especial para celebrar a data. A festa que será realizada no dia 31 de janeiro, promete marcar a história da cidade e de todos os participantes.
Segundo o padre e coordenador de pastoral, Henrique Neveston, “a expectativa é que esta grande festa não fique restrita a apenas um dia na história, mas que fique na memória dos diocesanos”, afirma.
Já o padre, Weberton Magno, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Alfenas, comenta que a celebração tem o intuito de motivar o envolvimento nas iniciativas pastorais da diocese e das comunidades: “Celebrar o Centenário da diocese de Guaxupé é despertar a consciência de uma Igreja Missionária. A expectativa é que fortaleça nos fiéis a ‘pertença’ a uma Igreja que tem uma história marcada pela luta de um povo fiel a Jesus Cristo”.
Programação
A partir do dia 28, os fiéis poderão participar das missas, na Catedral diocesana Nossa Senhora das Dores, em Guaxupé. As celebrações serão realizadas por bispos que marcaram a história da diocese e também da Província Eclesiástica de Pouso Alegre, da qual a diocese de Guaxupé faz parte. Os bispos convidados para participar do Tríduo são: o bispo de Uruaçu (GO), dom Messias Reis Silveira, no dia 28; o bispo emérito da diocese de Guaxupé, dom José Geraldo Oliveira do Valle, no dia 29, e para encerrar as celebrações, o arcebispo da arquidiocese de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado, no dia 30.
Haverá também apresentações teatrais exibidas logo após as celebrações litúrgicas dos dias 28 a 30. As peças são fruto do trabalho de um dos seminaristas da diocese, Richard Oliveira, que além da adaptação dos textos apresentados, é um dos organizadores da jornada cultural. No dia 28, o primeiro espetáculo será “A missa da minha vida”, interpretada por jovens de Alfenas. No segundo dia, 29, será a vez dos jovens de Guaxupé exibirem a peça “Francisco”. Encerrando a jornada no dia 30, a vida de “São Pio” será retratada pela Renovação Carismática Católica de Passos.
Quem for a Guaxupé, no dia 31, pode contar ainda com uma intensa programação: a conclusão da peregrinação de Nossa Senhora das Dores; a Missa do Centenário e shows com bandas da região.
Com informações e foto da diocese de Guaxupé.
Fonte: CNBB