Diocese de Barretos constitui Tribunal de Inquérito em causa de beatificação

Padre André Bortolameotti recebeu o título de servo de Deus

O bispo de Barretos (SP), dom Milton Kenan Júnior, instituiu, na última quinta-feira, dia 8, o Tribunal de Inquérito para o processo de beatificação de padre André Bortolameotti. A partir do dia 22 deste mês, serão ouvidos os testemunhos das pessoas que moram no Brasil e conviveram com o sacerdote que recebeu o título de Servo de Deus para ser anexado ao dossiê que será enviado à Santa Sé.

Durante a cerimônia, realizada no auditório da cúria diocesana de Barretos, foi lida a carta da Congregação para as Causas dos Santos que contém o “Nihil Obstat”, termo que indica que não há nenhum obstáculo para a continuidade do processo. Também foi lido o decreto do bispo diocesano, o qual introduz o processo, e o decreto com o qual o prelado ordenava o início do inquérito e constituía os membros do Tribunal.

O Tribunal é constituído por delegado episcopal, padre Raphael Morais; promotor de Justiça, padre Thiago Reis; notário atuário, Fernando Rabelo; notário adjunto, Matheus Silva; o bispo diocesano, dom Milton; além da postuladora da causa, Lucila Castro, e o vice-postulador, padre Costante Gualdi, da Congregação de Jesus Sacerdote, da qual fazia parte padre André Bortolameotti.

Memória

Dom Milton, ao final da cerimônia, agradeceu aos membros do Tribunal de inquérito e da postulação e ao presidente da Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata, que por longos anos teve a amizade, a direção espiritual e ao mesmo tempo ajudou padre André na criação da Casa Madre Paulina, que acolhe centenas de pacientes do hospital e seus acompanhantes gratuitamente.

O prelado disse que foi oportuna a aprovação da Congregação para a Causa dos Santos para o início do processo neste ano em que a Igreja celebra o Jubileu Extraordinário da Misericórdia. “Muitos de vocês conviveram com o padre André e sabem dizer o quanto esse homem viveu da misericórdia! A gente pode dizer que o padre André foi um ícone da misericórdia traduzida em atos. Esse homem foi extraordinário porque soube superar a si mesmo, superar os obstáculos motivado por uma fé ardente em Cristo. Ele era um homem que traduzia na sua vida a fé que ele trazia no seu coração”, destacou.

A abertura do processo de beatificação ocorreu em outubro de 2015, em uma celebração no Santuário Mariano de Nossa Senhora do Rosário, onde foi pároco por mais de 20 anos.

Padre André Bortolameotti

O sacerdote de origem italiana nasceu em Vgolo Vattaro, no norte da Itália, em 22 de dezembro de 1919. Padre André chegou ao Brasil em 1967, ao lado do confrade padre Pio Milpacher, sendo os primeiros da missão da Congregação de Jesus Sacerdote no país.

Padre André voltou à Itália em 1975 para aperfeiçoar os estudos em teologia moral, mas retornou ao Brasil em 1984. Dedicou-se à diocese de Barretos nos trabalhos pastorais da paróquia do Rosário e com a “incessante oração”, umas das suas virtudes mais admiradas. De acordo com a congregação, o Servo de Deus faleceu, “em odor de santidade”, no hospital de Rio Preto (SP), em 28 de outubro de 2010. “Ele sempre teve grande amor pelos padres e profunda caridade para com os pobres, e buscou sempre ajudar a todos os que a ele recorriam”, relata o instituto.

As graças alcançadas através de Padre André, devem ser comunicadas a Diocese de Barretos, no e-mail: causabeatificacao.padreandre@gmail.com ou no telefone (17) 3322-3565.
Com informações e foto da diocese de Barretos e da Congregação de Jesus Sacerdote

Últimas notícias

Papa Francisco reúne conselho de cardeais
Regional Sul 1 abre inscrições para o 21° Encontro Estadual de Comunicação
Palmas, vereadores!
A ovelha, a moeda e o filho
Diocese de Barretos constitui Tribunal de Inquérito em causa de beatificação

Publicações – 54ª AG

pdf
Mensagem da CNBB para as Eleições 2016

Artigos dos Bispos

Palmas, vereadores!
A ovelha, a moeda e o filho
A palavra
Suicídio: cuidado e prevenção

 

Fonte: CNBB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here