Dicas sobre como convidar católicos afastados a retornarem à Igreja

Santo Ambrósio indica como usar a mansidão e a misericórdia para reconquistar os corações afastados do Senhor

Às vezes, os católicos “se afastam” da Igreja por diferentes razões, e muitos chegam a permanecer afastados pelo resto de suas vidas.

Isso pode ser frustrante para os católicos praticantes. Eles querem encorajar seus amigos(as) ou parentes afastados a retornar à Igreja, mas não sabem como.

Para Santo Ambrósio, o segredo para reconquistar os corações afastados do Senhor é manter um espírito de mansidão e misericórdia.

Ele explica esse método em sua carta Sobre a Arrependimento.

Se a finalidade mais elevada da virtude é a que visa ao avanço da maioria, a mansidão é a mais adorável de todas. A mansidão não prejudica nem mesmo aqueles a quem se condena, e geralmente torna aqueles a quem se condena dignos de absolvição. Além disso, ela é a única virtude que levou ao crescimento da Igreja, a qual o Senhor buscou pagando o preço do Seu próprio Sangue, imitando a bondade amorosa dos Céus e visando a redenção de todos.

Não espante os outros

Além disso, se quisermos trazer os outros de volta à Igreja, devemos fazê-lo pregando a verdade com compaixão, não com “opiniões duras e orgulhosas”.

Portanto, o Senhor Jesus teve compaixão de nós para nos chamar a Ele, não veio para nos assustar. Ele veio com mansidão, veio com humildade, e assim disse: Vinde a Mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos darei descanso. (Mateus 11, 28). Então, o Senhor Jesus alivia, não exclui nem rejeita, e escolheu aqueles discípulos que deveriam ser intérpretes da vontade do Senhor, como deveriam agir e não afastar o povo de Deus. Assim, não devem ser contados entre os discípulos de Cristo aqueles que insistem em opiniões rígidas e orgulhosas, assim como aqueles que não têm mansidão nem misericórdia.

Isso não significa que os católicos precisam diluir a verdade, ou mudar a verdade para serem mais confortáveis e acolhedores.

O que Santo Ambrósio enfatiza é a necessidade de ter um espírito de mansidão e misericórdia ao se falar com os outros sobre a fé católica, mostrando-lhes a beleza do catolicismo.

Ele acreditava que “você atrai mais moscas com mel do que com vinagre”.

Pregar a verdade com compaixão, mostrar aos outros a liberdade e a paz possíveis no sacramento da confissão; isso atrairá mais do que uma dura repreensão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here