Dia Mundial das Missões

    Sereis minhas testemunhas” (At 1,8)

    Domingo passado, dia 23 de outubro, celebramos o Dia Mundial das Missões. Esse dia lembra a todos nós a necessidade de sermos missionários, pois todos os batizados são discípulos e missionários do Senhor. É preciso sempre anunciar o Reino de Deus e é nossa missão animar aqueles que se encontram desanimados. O missionário deve ser testemunha de Jesus Cristo e levar adiante a mensagem deixada por Jesus.

    O mês de outubro, que já estamos finalizando, é o mês missionário, iniciando com as celebrações que vivenciamos: no dia primeiro, é o dia de Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das Missões. Ela é a padroeira, pois de dentro do carmelo rezava incessantemente pelas necessidades da Igreja. Santa Terezinha, desde cedo, tinha o desejo de ser missionária, mas como não podia sair do carmelo, de lá, intercedia pela Igreja.

    No Dia Mundial das Missões, aconteceu a coleta missionária, ou seja, o dinheiro arrecadado na coleta da missa na hora ofertório é destinado às missões católicas no mundo inteiro. A Igreja tem missionários em toda a parte do mundo que se inserem nas comunidades em todas as necessidades e precisam de nosso suporte financeiro. Por isso, sempre no quarto domingo de outubro, acontece a coleta missionária, onde somos convidados a sermos generosos e contribuir com a missão da Igreja. Conforme contribuímos, também estamos sendo missionários.

    Não precisamos sair de nossa cidade, diocese ou paróquia para sermos missionários, podemos ser missionários em nossa própria paróquia, visitando os vizinhos e levando o conforto da Palavra de Deus, sendo catequista, leitor ou ministro extraordinário da Sagrada Comunhão. Deus nos dá talentos, cabe a nós sabermos trabalhar com esses talentos e colocá-los a serviço dos irmãos.

    A cada ano, o Mês Missionário e o Dia Mundial das Missões e da Infância Missionária têm um tema e lema. Além disso vivemos o jubileu missionário neste ano. O Papa Francisco nos enviou a sua mensagem com o tema para este ano: “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8) que é também o lema deste mês e deste ano. Os discípulos e todos nós hoje somos testemunhas do ressuscitado e enviados por Ele a anunciarmos o Reino de Deus. O Dia Mundial das Missões nos ajuda a compreender que a Igreja em sua natureza é missionária.

    Para sermos testemunhas de Jesus, é necessário ter recebido o Espírito Santo e ter a coragem de ir até ao fim do mundo anunciando o Reino de Deus. Pelo Espírito Santo, que recebemos no batismo, e com a força desse Espírito, anunciamos o Reino de Deus para aqueles que abrem o coração para ouvir. E esse mesmo Espírito nos dá a coragem, se necessário for, ir até ao fim do mundo para anunciar o Evangelho.

    É graças ao Espírito Santo recebido que podemos ser testemunhas de Jesus e podemos anunciar o seu nome a outras pessoas que ainda não o conhecem e fazer com que essas pessoas sejam batizadas e se tornem testemunhas de Jesus Cristo. A vida do discípulo deve ser pautada no amor a Jesus Cristo e na fidelidade à missão. O Espírito Santo renova a vida da Igreja e sempre faz surgir novos cristãos e novos missionários.

    A missão é universal, ou seja, deve acontecer em todo o mundo. Jesus, ao enviar os discípulos para irem ao mundo inteiro, quis dizer que o Evangelho começasse a ser anunciado em Israel, mas que dali fosse anunciado ao mundo inteiro. A salvação de Deus é universal, ou seja, para todos os povos. Por isso, o Evangelho não poderia ser anunciado somente em Israel, mas em toda a parte do mundo. Deixemo-nos sempre guiar pelo Espírito Santo e que ele guarde sempre a Igreja protegendo-a de todos os perigos.

    A partir do envio do Espírito Santo, inicia-se a missão dos discípulos ao redor do mundo e eles tiveram a coragem de anunciar o nome de Jesus Cristo aos fariseus e doutores da Lei. O medo nos aprisiona e nos impede que saiamos do lugar. Dessa forma, não poderemos ser missionários. Os discípulos estavam assim, com medo e não saíam para testemunhar Jesus Cristo. Peçamos a graça do Espírito Santo, para que venha sobre nós e por intermédio da ação desse Espírito, possamos vencer o medo e sair em missão.

    Que o Dia Mundial das Missões nos impulsione para que aconteça todos os dias do ano. Que o Dia Mundial das Missões seja um impulso para que a missão continue todos os dias do ano. Assim também somos chamados a viver missionariamente em nossa cidade e arquidiocese numa missão permanente.

    Sejamos missionários e deixemos o Espírito Santo nos guiar para que sejamos testemunhas de Jesus Cristo onde estivermos. Que possamos assumir algum trabalho pastoral em nossa comunidade e assim colocar em prática o nosso batismo.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here