Dia Mundial da Visão: a cada minuto uma criança fica cega

Celebra-se nesta quinta-feira (08/10), o 16º Dia Mundial da Visão.

Curar uma catarata ou comprar óculos em algumas áreas do mundo se tornou uma rotina,  mas  é raridade em outras partes do Planeta.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a falta desses serviços e  instrumentos se torna um fator de risco para milhões de crianças que vivem nos países em desenvolvimento.

Por ocasião do dia, a Ong CBM Itália (Christian Blind Mission), lançou a campanha “Abramos os olhos” para conscientizar e arrecadar fundos, de acordo com as recomendações da OMS, para a eliminação da cegueira evitável.

Hoje, a marcha da cegueira infantil continua em ritmo acelerado: a cada minuto uma criança fica cega. Bastaria um diagnóstico precoce para curar as causas principais da cegueira e patologias oculares.

Segundo a OMS, nos 40% dos casos as causas que determinam a cegueira infantil são curáveis. Se não se intervém tempestivamente, 60% das crianças que se tornam cegas morrem até um ano depois que perderam a vista.

De acordo com a Agência Fides, este ano, CBM Itália  decidiu intervir em 15 países entre África, América Latina e Ásia através de 19 hospitais e clínicas oftálmicas móveis. O nosso objetivo é alcançar 13 mil pessoas com 7 mil cirurgias em crianças e adultos e a distribuição de 6 mil óculos para corrigir os defeitos refrativos.

Os médicos de CBM poderão assim operar as crianças de famílias pobres, criar clínicas oculistas móveis e atividades de triagem para acompanhar aqueles que vivem nas áreas mais remotas e não têm a possibilidade de chegar aos hospitais nas cidades.

Quênia é um dos países que se beneficia da campanha “Abramos os olhos”. Outros países são: Etiópia, Sudão do Sul, República Democrática do Congo, Ruanda, Nigéria, Tanzânia, Uganda, Zâmbia, Bolívia, Brasil, Haiti, El Salvador, Índia e Nepal.

Fonte: Rádio Vaticano

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here