Dia dos Pais

    Comemoramos neste segundo domingo, dia 14 de agosto, o dia dos Pais aqui no Brasil, como dizemos todos os anos, o dia dos pais é todo dia, sempre é tempo de ligar para os pais, fazer uma visita, mandar mensagem perguntando se está bem, rezar pelos seus pais, oferecer-lhe um presente-presença, enfim, sempre é tempo de desejar um feliz dia para o pai.

     Como a data escolhida para o dia dos pais é o segundo Domingo de Agosto, tem que aproveitar essa data para estar com o seu pai, almoçar ou tomar um café com ele e caso não consiga visitá-lo, fazer um telefonema ou mandar uma mensagem ou, ainda, uma vídeo chamada. Mais do que dar um presente para o seu pai, nesse dia é importante se fazer presente. Caso o seu pai já tenha falecido coloque o nome dele na intenção da celebração da Santa Missa em sua Paróquia.

    Para a Igreja o dia dos pais ganha um caráter especial, pois, com a celebração do dia dos Pais, inicia-se a Semana Nacional da Família proposta pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Além de estar dentro do mês vocacional e dentre as diversas vocações recordadas nesse mês, no segundo Domingo recorda-se a vocação a paternidade e a vida em família.

    Toda vocação é dom de Deus e quem abraça uma vocação é chamado por Ele. Por isso, como qualquer outra vocação, a vocação a paternidade é dom de Deus e quem abraça essa vocação é chamado por Ele. Do mesmo modo que as outras para ser Pai é preciso ter maturidade e certeza do que quer, pois vai estar unindo-se a uma mulher e terá que respeitar essa mulher e educar com amor e responsabilidade os filhos que Deus lhe confiar.

    A Igreja leva muito a sério todo o tipo de vocação e tem um carinho especial pelas famílias. O matrimônio e o chamado para a vida em família requer uma preparação, por isso tem o curso de noivos e a entrevista do padre com os noivos, para que eles possam ter a noção daquilo que estarão abraçando com o “Sim” que darão um ao outro. E mesmo após o casamento a Igreja continua acompanhando esses noivos, agora já um casal cristão, através da vida sacramental de seus filhos.

    Dessa forma, além de comemorar o dia dos pais é prestar uma homenagem à eles, nesse Domingo a Igreja faz uma reflexão sobre a importância de ser Pai e a responsabilidade que advém desse chamado. O Pai é aquele que transmite amor aos seus filhos e o educa no caminho do bem. O Pai é o educador e transmissor da fé católica aos filhos. O Pai é aquele que com o suor do seu trabalho sustenta a sua casa e respeita a sua esposa.

    Que todos os pais sigam o exemplo dos pais que temos na Sagrada Escritura: Abraão, São Joaquim e São José. Esses pais cuidavam de suas esposas e de seus filhos, zelavam por suas famílias. E, ainda, sigam o exemplo de Deus, que enviou o seu Filho ao mundo para morrer na cruz, afim de nos salvar. Que os pais ensinam o caminho do amor para os seus filhos.

    Temos que olhar o dia dos pais de uma outra maneira, não com o viés publicitário e comercial, mas com o olhar da fé, agradecer por ter o nosso pai conosco e para quem já tem o pai falecido, agradecer por ter tido a oportunidade de ter tido um pai. Para aqueles que desejam abraçar a vocação paterna, esse dia deve servir como reflexão e através dos exemplos que vem da Sagrada Escritura procurar ser um bom pai no futuro.

    Ser Pai é dividir a educação dos filhos com a esposa, até mesmo levantar a noite para levar o filho ao banheiro, ou se ainda é recém- nascido levantar de madrugada pegar a criança no berço e fazer parar de chorar. Ser Pai é levar a criança ao médico quando fica doente independente da hora, enfim, ser Pai é ser presença na vida dos filhos. Por isso, a celebração do dia dos Pais é uma celebração de agradecimento por tudo isso.

    Pai não é só aquele que carrega nos braços e ajuda nas horas difíceis, mas, também o que aponta as direções certas que conduzem aos bons caminhos. O Pai muitas vezes é o conselheiro, aquele que tira as dúvidas dos filhos e motiva os filhos a seguirem o caminho certo. Algumas vezes os filhos recorrem aos pais para pedir para algo, pois as mães não deixam ou são mais exigentes.

    Existem muitas mães que exercem os dois papeis, de mãe e de pai, e existem muitos pais que exercem as duas funções, por causa de diversas circunstâncias, como divórcio ou morte de uma das partes. Por fim, o Pai é antes de tudo aquele que transmite carinho e amor aos seus filhos e respeita a sua esposa.

    Nesse dia dos pais agradeça a presença paterna que você tem em sua vida e faça o possível para estar com eles nesse dia. Que a Sagrada Família de Nazaré abençoe todas as famílias e que os pais sigam o exemplo de São José. Que iniciemos com essa comemoração a Semana Nacional da Família.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here