Dia do Padre

    Todo o 4 de agosto é celebrado liturgicamente o Dia de São João Maria Vianney, que foi um belo exemplo de sacerdote, por isso, como consequência, nessa data, comemoramos o Dia do Padre. Estamos no mês vocacional dentro do ano vocacional, comemorando nesta primeira semana a vocação ao ministério ordenado (diácono, padre e bispo). Nesse dia do padre, mais do que parabenizar ou presentear o padre, devemos rezar por todos os sacerdotes desejando-lhes força e perseverança no ministério. Rezemos, também, para que nunca faltem sacerdotes para consagrarem a Eucaristia, pois sem os padres, não há Eucaristia.

    Agosto é especial para a Igreja porque é o mês das vocações. Além do Dia do Padre, que a Igreja celebra no primeiro domingo do mês, comemoramos o Dia dos Pais no segundo domingo; no terceiro, os religiosos e religiosas e, no quarto domingo, os ministérios e serviços, e no último domingo, os catequistas.

    Lembro ainda que estamos no 3º. Ano Vocacional no Brasil e somos convidados a rezar não somente pelos padres, mas por todas as vocações. A vocação é um dom de Deus, um chamado do alto. Por isso, todo batizado é um chamado para a vocação. Deus nos dá os dons ou, como nos diz o Evangelho, nos dá os talentos e cabe a nós definirmos com qual nos identificamos mais.

    Em especial, na primeira semana desse mês, rezemos para que não faltem jovens que queiram abraçar a vocação ao ministério ordenado. Sem vocações ao sacerdócio, não teremos padres no futuro e, sem os padres, não haverá Eucaristia. Graças a Deus, aqui em nossa Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, temos ainda um bom número de vocações e um bom número de ordenações ano a ano. Porém precisamos rezar para que continuem os jovens a responder afirmativamente ao chamado do Senhor.

    Deus tem um carinho especial por todos os padres, pois eles representam o seu próprio Filho aqui na terra. Temos que respeitar e rezar por todos os sacerdotes e, na medida do possível, ajudá-los a seguirem adiante em sua vocação. O sacerdote é aquele que precisa de oração constante para estar sempre disponível a atender ao povo de Deus. Peçamos a Deus que todos os sacerdotes sejam santos e tenham o coração a semelhança do Sagrado Coração de Jesus.

    Vivemos tempos difíceis que necessitam de pessoas corajosas e preparadas para abraçarem o sacerdócio. Os presbíteros precisam estar disponíveis para atender aos fiéis no confessionário, na casa, no hospital e nos cemitérios. No velório — a família muitas vezes espera ansiosa a visita do padre, para que transmita uma palavra de conforto e esperança a todos. São nesses pequenos gestos, de delicadeza e carinho, que o padre vai conquistando a comunidade, além de estar cumprindo a sua missão.

    O sacerdote deve viver o que prega, para que tudo aquilo que ele falar tenha autoridade e confiança, do mesmo modo que Jesus. Se o padre diz para as pessoas terem uma vida de oração, ele deve ser o primeiro a rezar; se o padre pede para as pessoas amar o próximo, ele deve acolher e amar todos os paroquianos. Enfim, entre tantas outras coisas, o sacerdote deve fazer o máximo de esforço possível para ser exemplo para a comunidade e não ser motivo de escândalo para ninguém.

    O que sustenta a vida do padre é a Eucaristia. Por isso, o padre deve celebrar a Santa Missa todos os dias e ser o homem da Eucaristia. Por meio da Eucaristia, conseguiremos forças para enfrentar os problemas. A Igreja deve estar sempre de portas abertas e o padre disponível para atender a quem chega. É muito triste passar no meio do dia em frente a uma Igreja e vê-la fechada, ou ainda entrar numa Igreja e ver que só tem missa uma vez na semana ou somente aos finais de semana.

    Para ser sacerdote, é preciso que aquele que queria abraçar essa vocação esteja disponível para servir ao povo de Deus e transmitir a palavra e a Eucaristia todos os dias. Cabe a todos nós rezarmos pelas vocações sacerdotais e que tenhamos padres santos dispostos a amar e a servir.

    Reiteradamente, tenho rezado pelos sacerdotes privados do ministério — Deus os consolem nestes dias e tenham a minha proximidade e vizinhança espiritual com a minha oração nas suas intenções!

    São João Maria Vianney é o padroeiro de todos os padres, pois ele vivia essa vocação no dia a dia — ficava até treze horas no confessionário, era homem de oração e celebrava a Eucaristia, além de ir a casa das pessoas e pregar o evangelho nos bordéis da cidade, a fim de converter aquela população. E ele conseguia alcançar seu objetivo. Que todos os padres tenham São João Maria Vianney como exemplo e possam ir às pessoas e “curá-las” de seus pecados e seus egoísmos.

    Rezemos por todos os padres doentes e idosos, para que, apesar das dificuldades da doença ou da idade, possam levar adiante o ministério, alimentando-se todos os dias da Eucaristia. Elevemos uma prece, ainda, por todos os sacerdotes falecidos para que, junto de Deus, intercedam por todos que aqui ficamos.

    Desejo um feliz Dia do Padre para todos os padres. Que o Cristo Bom Pastor e a Virgem Maria estejam ao lado de todos e os conduzam no caminho do bem e do amor. E que todos os fiéis, nesse dia, lembrem-se de rezar por seus padres.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here