Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos

    A Igreja recorda no dia 06 de agosto o Dia de Oração pelos cristãos perseguidos, mais do que um dia de celebração é um dia de reflexão e oração. Infelizmente há vários cristãos perseguidos ao redor do mundo que são proibidos de expressar a fé publicamente, qualquer manifestação de fé, inclusive a celebração de missa tem que ser as escondidas.

    Em alguns países os cristãos até professam publicamente a sua fé, vão as igrejas e tem celebração da Eucaristia, mas são perseguidos e mortos dentro dos próprios templos ou nas esquinas e se não são mortos, são presos.

    O dia de Oração pelos Cristãos perseguidos teve início em 2015, e desde então, é realizado anualmente em agosto. Essa data faz referência a noite de 06 de Agosto de 2014, quando cerca de 100 mil cristãos tiveram de abandonar suas casas na planície de Nínive, no Iraque, expulsos pelo grupo extremista estado Islâmico.

    É muito dura a situação que alguns cristãos passam e que esses cristãos passaram em 2014, de terem a privada a liberdade e o direito de ir e vir. Toda pessoa deve ter o direito de ser respeitada em sua dignidade e ter os seus direitos garantidos. Aqui em particular no Brasil, não temos esse problema, mas aqui perto de nosso território brasileiro há a perseguição contra os cristãos, como por exemplo na Nicarágua, aqui na América Central, perto da Costa Rica. Por isso, cabe a nós intensificar as nossas orações por todos os cristãos perseguidos, no mundo todo.

    Meus irmãos, cabe ressaltar que o que nossa distingue é viver o “amor”, e devemos espalhar esse amor ao redor do mundo. No dia 06 de Agosto, que é o dia escolhido para o “Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos”, é por coincidência o dia da festa da Transfiguração do Senhor. Com a festa da Transfiguração do Senhor aprendemos que é necessário passar pelos sofrimentos terrenos para se chegar a glória eterna, temos certeza que esses cristãos perseguidos e mortos já herdaram o Reino dos Céus.

    Nesse dia dedicado a oração por todos os cristãos perseguidos, podemos ao longo do dia além de participar da celebração Eucarística, rezar um terço por todos eles e por nossa Igreja em particular. Lembremos ainda que estamos no mês vocacional e vivendo o ano vocacional, por isso, rezemos também por tantos padres, bispos, religiosos e religiosas perseguidos e que são proibidos de expressar publicamente o nome de Jesus.

    Peçamos a intercessão de tantos Santos mártires que foram proibidos de expressar publicamente a fé, e por conta disso foram mortos. Recordemos Dom Oscar Romero, irmã Dorothy e tantos outros. Que esses Santos intercedam por todos os cristãos que hoje são perseguidos.

    A Igreja existe por isso, por causa de cristãos que sem medo saem para anunciar o Evangelho, até mesmo em realidades difíceis e que não aceitam a pregação deles. Muitos cristãos inclusive querem pregar nessas realidades mais desafiadoras e vão até as últimas consequências no anúncio da Palavra. Por mais, que as autoridades locais peçam para parar de anunciar o nome de Jesus, eles não param e encaram a morte como consequência, pois não deixaram de anunciar o amor de Deus.

    Podemos pegar como exemplo quando Jesus apareceu aos discípulos no dia de Pentecostes, soprou sobre eles o Espírito Santo e os enviou em missão para que anunciassem o Evangelho aos quatro cantos da terra. Jesus ensina aos discípulos a vencerem o medo, pois, eles estavam trancados em casa, com medo de que acontecesse com eles o que aconteceu com o próprio Jesus. O Senhor transmite a eles a força do Espírito Santo para vencerem o medo, e essa mesma força que deve impulsionar todos os cristãos, inclusive esses que são perseguidos. Como dia o grande Santo Inácio de Loyola: “Tudo para a maior glória de Deus”.

    Quem promove em nome da Igreja o “Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos”, é a ACN (Ajuda a Igreja que sofre), com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as paróquias de todo o país são convidadas a promover esta iniciativa e chamar as pessoas a participarem deste Dia de Oração em favor dos cristãos que sofrem perseguição religiosa. Nós teremos a missa nesse domingo às 9 horas no Santuário do Cristo Redentor nessa intenção.

    Unamo-nos forças, junto com ACN e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e rezemos por todos os cristãos perseguidos. Rezemos para que o Evangelho de Cristo seja anunciado nos quatro cantos da terra. Que o Espírito Santo dê forças a cada um de nós, para que sem medo transmitamos a boa nova do evangelho até as últimas consequências. Que Maria, mãe da Igreja nos acompanhe e Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões interceda por nós sem cessar. Amém.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here