D. Fernando Legal, SDB, 60 anos de sacerdócio

    Abraçando o caríssimo amigo D. Fernando lega, apreento ao atual Bispo Diocesano de São Miguel Paulista, SP, junto de seu presbitério, religiosos, religiosas, seminaristas e povo santo de Deus daquela circunscrição eclesiástica a minha unidade pelos 60 anos de sacerdócio do meu antigo professor, SER Dom Fernando Legal, SDB, Bispo Emérito de São Miguel Paulista, SP, celebrados no dia da Imaculada Conceição, com a feliz coincidência ou providência que todo o seu ministério episcopal e presbiteral foi alicerçado na confiança absoluta na Virgem Maria. “Cum Matre Iesu” – Com a Mãe de Jesus.

    Dom Fernando Legal nasceu em São Paulo, capital, em 17 de dezembro de 1931. Ingressou na vida consagrada, pelo carisma de São João Bosco, e fez a sua profissão religiosa na Congregação Salesiana em 31 de janeiro de 1950. Ordenou-se sacerdote em 08 de dezembro de 1959. Foi eleito bispo de Itapeva em 28 de março de 1980. Foi sagrado bispo pelo Núncio Apostólico Dom Carmine Rocco em 31 de maio de 1980. Tomou posse da Diocese de Itapeva em 01 de junho de 1980, como terceiro bispo diocesano de Itapeva, SP.

    Com a nomeação de Dom Tarcísio Ariovaldo do Amaral, CSsR, como quinto Bispo da Diocese da Campanha, MG, ficando, portanto ficando vacante a Diocese de Limeira, Dom Fernando Legal foi transferido para a Diocese de Limeira pelo Sumo Pontífice João Paulo II em 25 de abril de 1985, tomando posse no dia 2 de julho do mesmo ano, como Segundo Bispo Diocesano de Limeira, SP.

    São João Paulo II considerando que a Arquidiocese de São Paulo deveria ser dividida, em 1989, criou a Diocese de São Miguel Paulista, na zona leste da Capital. Para primeiro Bispo de São Miguel Paulista foi transferido de Limeira Dom Fernando Legal, SDB. Chegou à recém-criada Diocese de São Miguel Paulista, tomando posse como 1º Bispo Diocesano no dia 28 de maio de 1989. No exercício do múnus de reger, governar e santificar o povo de Deus, Dom Fernando Legal, por dois mandatos foi presidente do Sub-Regional SP 2 da CNBB, de 1991 a 1999 e no Regional Sul 1 acompanha a Campanha da Fraternidade e o Ensino Religioso.

    A Diocese de São Miguel Paulista foi criada pela Bula “Constat Metropolitanam Ecclesiam”, do Papa São João Paulo II em 15 de março de 1.989, tendo sido instalada no dia 28 de maio de 1.989 com a posse de D. Fernando como primeiro bispo diocesano de São Miguel Paulista e, também, a dedicação da Catedral de São Miguel Arcanjo.

    Conheço o Pe. Fernando Legal, SDB, desde os meus tempos de estudante no Instituto Pio XI, dos salesianos, no alto da Lapa, em São Paulo, onde estudei teologia. Ele foi meu professor de Moral. Da sua personalidade cativante, sorriso sempre aberto, lembro de sua generosidade e de sua santidade sacerdotal. Ensinou-nos a graça de ouvir, de perdoar, de amar e de acolher, marcas características de sua vida pessoal e ministerial.

    Santificou a Zona Leste de São Paulo onde é unanimidade. Como fico feliz, quando trafegava pela Rodovia Governador Carvalho Pinto contemplar, reconhecido, o Viaduto “Dom Fernando Legal”, sinal de que a sua presença marcou, desde o Santuário da Penha, a Zona Leste de São Paulo e, por assim dizer, toda a cidade e o estado pela alegria de servir e a generosidade de uma vida doada em favor dos irmãos e irmãs.

    Diz o escritor sagrado que o segredo da vida de Dom Fernando Legal pode ser resumido na página sagrada: “A honra da velhice não provém de uma longa vida, e não se mede pelo número dos anos. Mas é a sabedoria que faz as vezes dos cabelos brancos; é uma vida pura que se tem em conta de velhice.”
    (cf. Sabedoria, 4, 8-9 – Bíblia Católica Online).

    A vida de Dom Fernando Legal é resumida na sua conhecida, apreciada e imitada sabedoria e na sua humildade. Passou a vida fazendo o bem! Distribuiu os sacramentos. Santificou o povo de Deus. Perdoou os pecados. Continua firme e atuante no seu ministério e a sua vida é um testemunho vivo dos homens santos plasmados pela vida espiritual de São João Bosco.

    Alegro-me e uno-me a Vossa Excelência nesta data jubilar. Peço que a Virgem Nossa Senhora da Penha de França, do alto de seu altar, que continue abençoando Vossa Excelência Reverendíssima e todo o amado povo de São Paulo, cuja a proteção recorre à sua padroeira e Mãe, porque somente “com a Mãe de Jesus” nós encontramos o caminho seguro para ir ao encontro de Jesus Ressuscitado e fazer tudo o que Ele nos pede.

    Muitas alegrias, querido Dom Fernando Legal, SDB. As suas aulas e a sua amizade continuam vivas e próximas de meu coração. Obrigado por fazer parte de uma vida tão santa e tão sábia como a de Vossa Excelência. Que a Virgem Maria, a Senhora da Penha, continue concedendo-lhe saúde e paz! Que tenhamos, muitos e muitos, padres com o coração sacerdotal sábio, prudente, alegre e puro como o seu, Amém!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here