Corpus Christi: Fé, união e solidariedade em Agudos

A Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos já iniciou os trabalhos para enfeitar as ruas da cidade em comemoração a Corpus Christi, festa do Corpo e Sangue de Cristo, que será realizada nesta quinta-feira, dia 26, com missa e procissão.

Corpus Christi é tradição no mundo todo e na cidade de Agudos, interior de São Paulo, não é diferente. Todos os anos a Paróquia une forças com os fiéis para realizar o trabalho que é visto nas ruas. Simone Guilhem Tolosa De Bortolli é uma das organizadoras da festa e conta que todos os seis setores que compõem a Paróquia para ajudar na preparação das ruas centrais para passagem de Jesus Eucarístico.

Os materiais necessários para confecção dos tapetes já estão separados. De Bortolli diz que todos se empenham para que esta festa seja grandiosa: “Os tapetes são montados com os materiais que cada setor determina e consegue, são usados TNT, tampinhas, pouca serragem, areia, pó de café, papéis, materiais recicláveis, enfim cada setor coloca sua criatividade para funcionar e o resultado é gratificante. Tudo fica muito bonito e é feito com muito amor”.

Frei Silvio Trindade Werlingue, pároco da Paróquia, conta que as expectativas para festa este ano são as melhores possíveis. “Todos os católicos estão envolvidos na preparação desta celebração. É um momento forte de celebração da fé e também da unidade da Paróquia”.

Thamires Tolosa De Bortolli, 24, é paroquiana e ajuda na montagem dos tapetes desde seus nove anos de idade. “É maravilhoso poder realizar este trabalho e ajudar a formar o caminho por onde Jesus irá passar durante a procissão, é uma forma de tentar agradecer a Deus por todas as bênçãos que Ele nos concede”, afirma.

Todos os anos a Paróquia realiza um gesto concreto para auxiliar as pessoas que estejam passando por alguma necessidade. Neste ano, a arrecadação é de fraldas geriátricas que serão recebidas e entregues aos doentes que já estão sendo assistidos pela Pastoral Paroquial da Solidariedade. A doação pode ser entregue na Secretaria Paroquial, das 9h às 11h e das 13h às 17h.

Mais de 30 anos de tradição
Lourdes Clementina Placca Gaspar, 76, trabalha há mais de quarenta anos na Paróquia e já ajudou ativamente na festa de Corpus Christi. “Por volta dos anos 80 eu e alguns outros membros da Igreja fomos para Matão-SP, onde nos ensinaram como tingir bagaço de cana para enfeitar as ruas. Antigamente não tínhamos muitos recursos como temos hoje, nós tínhamos o bagaço da cana, os corantes e as flores. O serviço era pesado, a cana vinha de Lençóis Paulista-SP, nós tínhamos que lavar, esperar secar e tingir todo o material de maneira manual”, relata.

As ruas, nessa época, eram enfeitadas inteiras, diferente do que vemos hoje em dia: apenas o tapete no centro de cada quadra. Os paroquianos trabalhavam durante toda a madrugada. “Nós tínhamos muito serviço a fazer, começávamos à noite e passávamos a madrugada toda produzindo os materiais e enfeitando as ruas. O corante era caro e contávamos com ajuda de toda comunidade para poder comprar os materiais. Eu já tinha duas filhas na época e elas já me acompanhavam. Não era fácil, mas o trabalho sempre foi muito gratificante”, conta Gaspar, emocionada.

Corpus Christi é uma tradicional festa da Igreja Católica. Esta celebração sempre se dá em uma quinta-feira, em memória da celebração de Quinta-feira Santa. A festa é de extrema importância, além de ser o único dia do ano que Jesus Eucarístico sai das Igrejas e caminha pelas ruas da cidade.

A missa solene de Corpus Christi será realizada na quinta-feira (26), às 16 horas, na Praça Tiradentes e, logo apó,s procissão até a Igreja Matriz, com bênção do Santíssimo.

 

Fonte: Franciscanos

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dois × 3 =