Coronavírus, Celam: ajudar famílias a acompanhar os filhos na quarentena

A iniciativa visa ajudar os pais a explicar o vírus, sua difusão e as precauções a serem tomadas para seus filhos. Cinco etapas são indicadas no programa.

Cidade do Vaticano

O Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) lançou um programa para acompanhar as crianças neste momento de dificuldade e isolamento forçado devido ao coronovírus intitulado “Centralidad de la Niñez” (Centralidade da criança).

Junto com World Vision-América Latina através do projeto “Criança com ternura” foi desenvolvido um apoio efetivo para as famílias a fim de partilhar melhor espaços e tempos, durante a quarentena, com os próprios filhos.

A iniciativa visa ajudar os pais a explicar o vírus, sua difusão e as precauções a serem tomadas para seus filhos. Cinco etapas são indicadas no programa.

Primeiramente, conversar com as crianças sobre seus sentimentos e o que mudou em suas vidas por causa da quarentena. É importante sublinhar a mudança que ocorreu no modo de estudar, brincar, fazer e cultivar amizades. Em segundo lugar, convidar as crianças a criar um desenho que descreva o momento que estamos vivendo a fim de partilhar com outras crianças da América Latina e Caribe.

Ao mesmo tempo, convidar as crianças a dar um título ao seu trabalho e inserir seus dados pessoais: nome, sobrenome e cidade/país de origem. Dependendo da idade, incentivá-las a escrever um texto, sempre vinculado ao desenho feito, e anexar uma mensagem curta para enviar a outros colegas. Por fim, os pais são convidados a tirar uma foto de seus filhos com o desenho e a mensagem e compartilhá-las, através do Facebook, na página do programa “Centralidad de la Niñez”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here