Como o “sim” de Maria é renovado por cada santo e mártir

Toda vez que um santo segue o projeto de Deus para a sua vida, ele renova o “sim” que Maria disse na Anunciação

Muitas vezes, a resposta de Maria ao anjo Gabriel na Anunciação é resumida como o seu “sim” a Deus. Esta foi, no fim das contas, a sua resposta humilde e obediente a Deus e ao Seu convite para ser a Theotokos.

Embora a resposta de Maria tenha ocorrido num momento específico da história, ela se renova toda vez que alguém responde generosamente ao projeto de Deus.

O Papa Bento XVI destacou este fato numa alocução do Ângelus em 2007, na festa da Anunciação:

“Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra”. A resposta de Maria ao Anjo prolonga-se na Igreja, chamada a tornar presente Cristo na história, oferecendo a própria disponibilidade para que Deus possa continuar a visitar a humanidade com a sua misericórdia. O “sim” de Jesus e de Maria renova-se assim no “sim” dos santos, especialmente dos mártires, que são mortos por causa do Evangelho.

Cada um de nós é desafiado a responder de maneira semelhante à voz de Deus. Deus pode não estar agora nos chamando a entregar a vida no martírio, mas todos somos chamados a oferecer o nosso dia como um sacrifício vivo, escolhendo uma vida de virtude.

Não é fácil responder a Deus um “sim” de todo o coração, mas podemos fazê-lo com a sua graça e com a intercessão da Santíssima Virgem Maria.

Bento XVI concluiu a sua reflexão pedindo ajuda a Maria para responder ao chamado de Deus:

Neste tempo quaresmal contemplamos com mais frequência Nossa Senhora que, no Calvário, sela o “sim” pronunciado em Nazaré. Unida a Jesus, a Testemunha de amor do Pai, Maria viveu o martírio da alma. Invoquemos com confiança a sua intercessão, para que a Igreja, fiel à sua missão, dê ao mundo inteiro testemunho corajoso do amor de Deus.

Que todos possamos contemplar o exemplo de Maria e nos esforcemos para imitá-lo de todas as maneiras que pudermos em nossa própria vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here