Como Nossa Senhora das Dores pode ajudar a resolver seus problemas

Quando meditamos sobre as tristezas da Mãe de Deus, nós nos esquecemos dos nossos sofrimentos por um tempo e transformamos nossa dor em propósito

Setembro é o mês de Nossa Senhora das Dores. E especificamente este setembro de 2020 é o momento certo para encontrarmos força nesta devoção, enquanto nos ajustamos aos desafios com o trabalho e a escola na pandemia, além de toda a crise provocada pelo novo coronavírus.

Nosso mundo “mascarado” até parece surreal, pois ficamos a pelo menos dois metros de distância das pessoas. Mas Nossa Senhora oferece-nos o melhor consolo possível.

Um mês antes da devoção de outubro a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, setembro é um momento ideal para fortalecer nossa conexão com Maria. O amor e a compaixão que sentimos quando meditamos sobre as tristezas da Mãe de Deus nos permite esquecer ou transcender as nossas por um tempo. Além disso, somos lembrados de que nossa Mãe realmente nos entende.

Nas palavras do Papa São João Paulo II: “Voltemos os olhos incessantemente para a Santíssima Virgem; ela, que é Mãe das Dores e também Mãe da Consolação, pode compreender-nos totalmente e ajudar-nos. Olhando para ela, orando a ela, você conseguirá que seu tédio se transforme em serenidade, sua angústia se transforme em esperança e sua dor em amor ”.

Este mês, vamos unir nossas tristezas às de Maria. Aqui estão 10 maneiras de fazer isso:

1 TRANSFORME A DOR EM PROPÓSITO

Pegue os sofrimentos que você suporta e ofereça-os ao Coração Imaculado de Maria. Recorrer às suas tristezas impedirá um coração morno e, em vez disso, permitirá que você arda em devoção e amor enquanto contempla as tristezas da nossa Mãe e oferece sacrifícios e atos de reparação, como a Devoção do Primeiro Sábado. Transformar a dor em propósito por meio desses atos é uma cura para a mente e o coração.

2 CULTIVE A ALEGRIA

Concentre-se menos em suas dores e cultive a alegria de só pensar na maravilhosa Mãe Santíssima que temos! Quando você se sentir triste, reze uma Ave-Maria na hora. Outra ideia é fazer um diário de suas tristezas e, em seguida, escrever uma oração pedindo a Maria para ajudá-lo a curá-las.

3 AJUDE ALGUÉM

Ofereça-se para carregar a cruz de alguém por um tempo. Você pode fazer isso enviando um cartão, ouvindo atentamente quando alguém quer falar sobre uma preocupação, uma dor ou uma solidão. Ofereça tempo e empatia, ao invés de dizer que está “muito ocupado” para isso. Você pode enviar um buquê para alguém que está passando por um momento difícil (talvez rosas ou lírios, em homenagem a Nossa Senhora). Cozinhe uma refeição gostosa para para fazer alguém se esquecer dos problemas! Que tal uma “comida caseira”, como macarrão, canja de galinha ou panquecas?

4 REZE O TERÇO DAS 7 DORES DE NOSSA SENHORA

A devoção das Sete Dores envolve a oração de sete Ave-Marias por dia, cada uma meditando sobre uma das sete dores de Nossa Senhora, que são:

– A profecia de Simeão,

– A fuga para o Egito,

– A perda do Menino Jesus no templo,

– O encontro de Jesus e Maria na Via Sacra,

– A crucificação e morte de Jesus,

– A retirada do Corpo de Jesus da Cruz e a preparação para o sepultamento,

– O enterro de Jesus.

O Terço das Sete Dores envolve repousar sobre cada uma das sete dores como se fosse um dos mistérios do Rosário, com sete Ave-Marias.

5 REFLITA SOBRE OS MISTÉRIOS DOLOROSOS

Ao contemplar o Getsêmani, o Flagelo, a Coroação de Espinhos, o Carregamento da Cruz e a Crucificação, imagine caminhando com Maria e oferecendo-lhe sua presença e apoio amorosos, sua vontade de ficar com ela enquanto ela observa o sofrimento de seu filho amado.

6 FAÇA UMA DOAÇÃO

Doe o dinheiro que você puder ou um tempo para uma instituição de caridade ou para aqueles que sofrem. A Catholic Near East Welfare Association foi designada pelo Papa Francisco como uma das instituições de caridade de ajuda humanitária durante a pandemia do coronavírus.

7 REZE POR ALGUÉM

Ore diariamente por alguém que você conhece que está sofrendo, e diga-lhe que você fará parceria com ele na oração. Assim, a pessoa se sentirá menos sozinha.

8 DEDIQUE UM ESPAÇO A NOSSA SENHORA EM SUA CASA

Escolha uma imagem da Virgem e adorne-a com flores que podem ser renovadas durante todo o mês. Não se esqueça de acender velas durante uma oração. Coloque uma pequena caixa perto da imagem e peça a cada membro da família para escrever um ato de amor ou misericórdia que eles prometem fazer para consolar Nossa Senhora das Dores neste mês, ou uma intenção pela qual desejam orar. Coloque essa resolução na caixa como um presente de amor. Esta caixa de oração é um ótimo projeto para as crianças.

9 CONTEMPLE A BELEZA MARCANTE DE NOSSA SENHORA

Preste atenção especialmente às lágrimas que se formaram no rosto de Nossa Senhora. Elas se parecem com pérolas e nos lembram que, assim como as ostras transformam o grão em pérolas, nossas tristezas podem ser transformadas por Jesus e Maria em um propósito maior.

10 OUÇA UM HINO MARIANO

A beleza incomparável da música é perfeita para acompanhar ou inspirar a oração a Nossa Senhora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

quinze − cinco =