Ter que compartilhar o amor e o cuidado dos pais com um novo bebê não é fácil para uma criança. No entanto, várias dicas podem ajudar nesse momento de transição, em que ele vai aprender a receber seu irmão ou irmã mais novo como parte da família
Seus filhos podem ter dificuldades para aceitar o novo irmão. Ciúme, sentimento de ser negligenciado ou mesmo abandonado… Siga os nossos conselhos e eles darão ao irmão ou irmã o melhor acolhimento possível!
1. Envolva seus filhos na sua gravidez… mas não exagere!
Não espere até que o bebê nasça para preparar os irmãos para sua chegada! Anuncie sua gravidez e envolva seus filhos nesse tempo novo, mas não exagere. Você pode sugerir que seus filhos conversem com o bebê, toquem em sua barriga quando o bebê se mexer (sem forçá-los se não quiserem) ou pode mostrar as fotos dos ultrassons. Você também pode relembrar de quando os esperava e falar para eles da alegria que sentiu quando eles chegaram. Peça aos seus filhos para ajudá-lo a preparar o quarto do bebê, separar as roupinhas – essa é também a oportunidade de mostrar as roupas que vestiram quando pequenos. Os livros são ótimas ferramentas, especialmente para crianças menores de três anos, para explicar a chegada de um bebê recém-nascido em casa.
2. Compre pequenos presentes
Oferecer um ou mais pequenos presentes para cada uma das crianças “enviados pelo bebê” é uma forma de mostrar a elas que o bebê já as ama e cuida delas também. Assim ele será mais bem aceito pelos irmãos.
3. Não mantenha os irmãos longe de casa no dia do parto
Evite enviar seus filhos para a casa de amigos ou avós no dia do parto. Se possível, é preferível que a avó, o avô, a tia ou a madrinha venham cuidar dos irmãos em casa. Assim, as crianças terão menos impressão de serem “expulsas” de casa.