O IV Congresso Missionário Americano (CAM 4) e o IX Congresso Missionário latino-americano (COMLA 9) “serão os eventos mais importantes da Igreja da Venezuela (país anfitrião) dos próximos anos. O desafio é anunciar o Evangelho em um mundo em transformação, secularizado e multicultural. Segundo os organizadores, será um momento de ‘kairós’ para a Igreja.
Esta edição, promovida pela Conferência Episcopal e pelas Pontifícias Obras Missionárias da Venezuela, terá a participação do Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, como enviado especial do Papa Francisco.
Para Dom Ubaldo Santana, ex-Presidente da Conferência Episcopal Venezuelana e arcebispo de Maracaibo, “será uma grande oportunidade para que a Venezuela renove a sua fé e seu espírito missionário”.
Estão programados 22 paineis, apresentados por diversos especialistas. Dentre os temas, serão discutidos: a infância e a adolescência missionárias, o desafio das culturas juvenis para a missão da Igreja; a inculturação da liturgia; evangelização e ideias políticas; a salvaguarda da criação; o desafio missionário da mobilidade humana; centralidade da palavra de Deus na missão da Igreja; diálogo e anúncio aos não-crentes; o anúncio de Jesus Cristo nas culturas afro-americanas e indígenas; religiosidade popular, caminho de evangelização; missão e ecumenismo.
Por ocasião da celebração do IV Congresso Americano Missionário, as relíquias de Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira universal das missões, visitarão a Venezuela.
Para mais informações, visite: www.venezuelacam4.org.ve
Local: Maracaibo
Fonte: Rádio Vaticano