COMISSÃO EPISCOPAL PARA O LAICATO DA CNBB SE REÚNE COM O GRUPO DE REFLEXÃO

A Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esteve reunida, sob a presidência do bispo de Araguaína e presidente da Comissão, dom Giovane Pereira de Melo, em Brasília (DF), na Casa Dom Luciano, no dia 11 de março, com o Grupo de Reflexão (GR). Os bispos que integram o trabalho da Comissão (dom Gabriel Marchesi, dom Roberto Francisco Ferrería Paz e dom José Mário Scalon Angonese) também participaram.

Em sintonia com a dinâmica sinodal, a Comissão dedicou um tempo da reunião à escuta da recordação da vida de cada um dos presentes, com o intuito de fazer ecoar a Palavra de Deus na vida e na missão de sermos “sal da terra e luz do mundo” (cf. Mt 5,13-14). A Comissão fez encaminhamentos a partir do que foi feito e da apresentação do que cada setor espera da contribuição do Grupo de Reflexão (GR).

Papel da Comissão

Conforme está definido 24º Plano de Pastoral 2024-2027, da CNBB, a Comissão Episcopal para o Laicato (CEPL) da CNBB, tendo como referenciais as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023 e sua atualização, e todo o processo sinodal, é um serviço à CNBB aos seus regionais e a todas as Expressões Laicais.

Ela busca acompanhar, assessorar e promover a identidade, vocação, espiritualidade e missão, bem como a formação, organização e atuação do laicato na Igreja e no mundo, a fim de que os cristãos leigos e leigas contribuam, com seus dons, carismas, serviços e ministérios, para o crescimento das comunidades eclesiais e na construção de uma sociedade justa e solidária.

São membros do Grupo de Reflexão: Ivenise Santinon, Lucia Pedrosa Pádua, Celso Carias, Daniel Seidel, Laudelino Augusto, padre Ernanne Pinheiro e padre Paulo Adolfo e os assessores da Comissão Celia Soares de Sousa (Laicato), Marilza José Lopes Schuina (CEBs), Jardel Neves Lopes (Cefep) e Sonia Gomes de Oliveira, atual presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here