COMISSÃO EPISCOPAL PARA A VIDA E A FAMÍLIA SE REÚNE COM COORDENAÇÃO NACIONAL DA PASTORAL FAMILIAR E MOVIMENTOS

A sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu, na sexta-feira, 23, bispos e assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência e os casais coordenador e vice da Comissão Nacional da Pastoral Familiar. O encontro foi o primeiro presencial do ano e foi oportunidade para alinhar as principais atividades evangelizadoras voltadas para as famílias. No sábado, o encontro foi com movimentos eclesiais que atuam com as famílias.

Um dos temas abordados na reunião da sexta-feira foi a organização do 14º Simpósio Nacional das Famílias, que ocorrerá em maio deste ano, em Aparecida (SP). Os bispos, o assessor e os casais também trataram do Congresso Nacional da Pastoral Familiar, que será em João Pessoa, em 2025; e o Ano da Oração, motivado pelo Papa Francisco em preparação para o Jubileu.

“Além de ajustar os detalhes para o Simpósio Nacional das Famílias, já estamos articulando de forma que essas iniciativas venham contribuir para responder o caminho com toda a Igreja. A partir dos temas propostos, então, vamos dar início à elaboração dos materiais da Pastoral Familiar, como o Hora da Palavra, Hora da Família e Hora da Vida. O nosso desejo é fazer com que o nosso caminho seja em conjunto com as Diretrizes da Ação Evangelizadoras da Igreja do Brasil”, destacou o bispo de Campo Mourão (PR) e presidente da Comissão Vida e Família, dom Bruno Elizeu Versari.

Encontro com movimentos eclesiais

No sábado, os participantes da reunião na CNBB receberam, na sede da Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar (Secren), representantes de oito movimentos eclesiais que atuam com as famílias. Esta foi a quinta edição do encontro, que tem promovido a comunhão em relação às iniciativas realizadas.

“É um momento de estudo, de aprendizado. A troca de experiências é fundamental, pois cada um tem os seus dons, carismas, que colocam a serviço da família dentro da Igreja. São atividades que vão contribuir com a Pastoral lá na paróquia. A Pastoral Familiar tem essa missão de ouvir, aprender e articular para que as famílias evangelizadas possam evangelizar”, explicou dom Bruno Versari.

O bispo de Barreiras (BA) e conselheiro da Comissão Vida e Família, Dom Moacir Silva Arantes, ressaltou a importância da promoção deste tipo de encontro. “É muito gratificante ver que o Espírito Santo apresenta diversos carismas. A Pastoral Familiar nasceu a partir dos diversos movimentos e os carismas são fundamentais para que a evangelização das famílias aconteça. É um grande testemunho da humildade e da comunhão estarmos aqui reunidos”, comentou.

Pacto pelas famílias

Um dos temas abordados durante o encontro com movimentos eclesiais foi a implementação do Pacto Global pelas Famílias, proposto pelo Papa Francisco em 2023. A iniciativa põe em diálogo a pastoral familiar com os centros de estudo e pesquisa sobre a família presentes nas universidades católicas de todo o mundo.

O padre Fábio Antunes do Nascimento, diretor do Centro Bíblico Teológico Pastoral para América Latina e o Caribe (Cebitepal), órgão ligado ao Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), contribuiu para a discussão com apontamentos de como o pacto poderia ser implementado.

“Incentivo às famílias do Brasil a não esperarem pelas universidades. Peçam reunião com as reitorias das universidades católicas, diretores, coordenadores de cursos. Vamos procurar uma brecha para somarmos. As universidades católicas estão à serviço da missão da Igreja”, apontou padre Fábio.

Saiba mais no Portal Vida e Família

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here