COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO DA CNBB APONTA LINHAS PASTORAIS DA IGREJA NO BRASIL AOS PADRES CANTORES

A Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou nesta quarta-feira, 11 de novembro, a segunda reunião da gestão 2019-2023 com os padres cantores da Igreja Católica no Brasil. Participaram 18 presbíteros entre os padres cantores e o assessor da Comissão, padre Tiago Silva.

Coordenada pelo bispo Oieras (PI) e membro da Comissão para a Comunicação da CNBB, dom Edilson Soares Nobre, a reunião buscou levantar sugestões e pistas para orientar o trabalho dos padres cantores a partir do magistério da Igreja e da caminhada da Igreja no Brasil e também levantar a sugestão de nome de algum padre para assumir os trabalhos de coordenação do grupo junto à Comissão de Comunicação.

Considerando que os padres cantores ajudam a educar, formar, catequizar e evangelizar o povo de Deus no Brasil por meio de suas canções, dom Edilson apresentou ao grupo o que a CNBB espera da maior integração com o grupo.  Segundo ele, trata-se de consolidar e oferecer um espaço para a partilha de vida e experiências vivenciadas por cada um em cada contexto.

Uma sugestão, apontada pelo bispo da Comissão de Comunicação da CNBB, é que os padres ajudem a repercutir por meio de suas canções os ensinamentos da Igreja, incluindo sua Doutrina Social. “Por exemplo, é  possível transformar em canções os temas abordados pelo Papa Francisco em sua Encíclica Fratteli Tutti?”, provocou dom Edilson.

O bispo da Comissão de Comunicação da CNBB também apresentou aos padres cantores as Diretrizes Gerais e os objetivos da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), alicerçadas nos quatro pilares (Pão, Palavra, Caridade e Missão). Uma preocupação central destas diretrizes, segundo dom Edilson, é evangelizar num mundo com uma mentalidade cada vez mais urbana.

O padre Reginaldo Manzotti parabenizou a Comissão de Comunicação da CNBB pela clareza em apontar o que a CNBB espera dos padres cantores. “Parabéns pela clareza em apontar para gente os pontos nos quais podemos, como padres cantores, colaborar com a evangelização da Igreja no Brasil. Isto aponta também, com mais clareza, para a razão da articulação do grupo”, disse.

O padre Ederson Iarochevski, autor do cd “Será um Anjo”, foi indicado pelos padres cantores para integrar a coordenação do grupo junto à Comissão de Comunicação da CNBB. O presbítero disse sentir-se honrado pela missão atribuída a ele pelos padres cantores. O grupo planejou ainda quatro reuniões para 2021 (março, maio, setembro e novembro). A participação e apoio dos padres cantores na campanha É Tempo de Cuidar da Evangelização, coordenada pela CNBB, também foi objeto de encaminhamento da reunião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here