Comemorações

    A cidade do Rio de Janeiro completou, no último dia 1º de março, 450 anos. Desde o início deste ano e até o início de março do próximo ano muitos eventos estarão sendo realizados para comemorar essa data. De nossa parte, as celebrações agradecendo a Deus pela vida dos habitantes desta cidade, de ontem e de hoje, e o compromisso de trabalhar por tempos novos fez e fará parte do nosso Ano da Esperança, em que queremos construir a paz!
    Dentre todas as circunstâncias que marcaram o seu surgimento assinalamos que ela nasceu sob o signo da fé, tendo o grande Mártir como Padroeiro e dele recebendo seu nome oficial. Este fato não pode ser considerado apenas um dado histórico passado, pois se tornou parte integrante de nossa cultura e religiosidade. O povo carioca traz nas suas raízes a devoção a São Sebastião e a influência de seu exemplo. Daí que, a par de sua alegria e acolhimento tão característicos, o carioca também é capaz de ter a força de lutar no dia-a-dia diante de tantas vicissitudes que nos acometem.
    Portanto, o nome da capital do estado, São Sebastião do Rio de Janeiro, faz justiça ao carioca que, em sua maneira despojada, sabe ser persistente e batalhador como o santo mártir, cuja vida é um exemplo de defesa dos cristãos e da liberdade de crença.
    Diante dos contrastes, desigualdades e problemas graves que as metrópoles hoje apresentam, a nossa peculiaridade de alegria e diálogo nos faz superar as dificuldades e lutar por tempos melhores. Configura-se, cada vez mais urgente, um esforço conjunto do poder constituído e dos diversos setores da sociedade, num diálogo que o Papa Francisco assim resume: “A única maneira para uma pessoa, uma família, uma sociedade crescer, a única maneira para fazer avançar a vida dos povos é a cultura do encontro; uma cultura segundo a qual todos têm algo de bom para dar, e todos podem receber em troca algo de bom”. (Encontro com os Representantes da Sociedade Brasileira no Theatro Municipal, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013).
    Ao comemorar seus 450 anos, o Rio de Janeiro continua lindo, como diz a música popular. E sua maior beleza, embora abençoado por paisagens e situação geográfica sem igual, é a alma de sua população! Trata-se de um povo solidário e de boa vontade, que jamais perde a alegria, mesmo diante de graves problemas sociais, políticos e econômicos.
    Fé é a virtude que melhor expressa o espírito do carioca, que demonstra acreditar na capacidade humana de ser feliz como prática da fraternidade. Uma gente, como o Cristo Redentor, sempre de braços abertos aos migrantes, aos visitantes e, sobretudo, aos necessitados.
    Assim é esta cidade cosmopolita, onde vivem imigrantes de todo o mundo e migrantes do Brasil inteiro, irmanados pelo espírito de uma gente que sabe servir ao próximo, mas que também precisa ser suprida em todos os direitos inerentes à cidadania. A comemoração dos 450 anos do Rio de Janeiro é nossa oportunidade de reafirmar que, em meio aos conflitos e tribulações, acreditamos em Jesus, caminho de vida e paz para todos!
    Espero que as lições destes 450 anos de história nos ajudem a agir no presente e a projetar o futuro. Acredito que a força para a mudança vem da fé, e que o exemplo dos santos pode nos aproximar de Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, inspirar nossas ações.
    Que São Sebastião continue nos protegendo e nos acompanhando na caminhada de construirmos uma sociedade mais justa e solidária, prenúncio da vinda do Reino de Deus entre nós.