COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS – SOLENIDADE

    “Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. (cf. Jó 19,25-26)

    Hoje celebramos a Solenidade da Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, onde tal comemoração teve origem no mosteiro beneditino de Cluny. “Nos ritos fúnebres para seus filhos, celebramos a Igreja com fé o Mistério pascal, na firme esperança de que os que se tornaram, pelo batismo, membros de Cristo morto e ressuscitado, passem com ele através da morte à vida” (cf. Missal dominical – Missal da Assembleia Cristã)

    A Primeira Leitura dada do Livro de Jó (Jó 19,21-27), Jó demonstra sua total confiança no Deus Altíssimo, mesmo em meio aos sofrimentos e na alvorada da morte que surge em seus olhos. A confiança de Jó nos recorda que é passageira nossa vida terrena, porém reafirma que Deus irá levantar todos que confiam para que possam testemunhar, com os seus próprios olhos, a Verdade que é Deus, pois “eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros. Dentro de mim consomem-se os meus rins” (cf. Jó 19,25-27).

    O Evangelho de Lucas (Lc 12,35-40), Jesus nos exorta sobre a vigilância no momento do retorno do Filho do Homem, afinal não sabemos nem o dia e, tampouco, a hora. Porém, Jesus nos convida a ficarmos atentos ao cumprimento da missão, para que não nos encontremos desprevenidos quando Ele retornar. Assim, “vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes” (cf. Lc 12,40).

             A Segunda Leitura extraída da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 15,20-26.28), Paulo reafirma que através de Jesus Cristo que a ressurreição dos mortos, daqueles que morreram em Cristo, será alcançada, pois “com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão” (cf. 1Cor 15,21-22).

    Que a Palavra desta Solenidade da Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, possamos recordar de todos os nossos irmãos e irmãs que aguardam a ressurreição, a Igreja Padecente, principalmente àqueles que permanecem em estado de Purgatório, a fim de que possam purificar-se para o alcance da Igreja Triunfante, para que também nós, junto a estes irmãos e irmãs afirmar: “Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos” [cf. Sl 22(23),6].

    Saudações em Cristo!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here