Colégio Pio Brasileiro, em Roma, comemora seu aniversário de 85 anos de fundação

No último dia 03 de abril, o Pontifício Colégio Pio Brasileiro comemorou com uma missa na capela Nossa Senhora Aparecida seu 85º aniversário de fundação. A missa foi celebrada pelo cardeal Beniamino Stela, prefeito da Congregação para o Clero do Vaticano. “Juntos, rendemos graças a Deus por essa bela história”, disse o cardeal.

Também participaram da celebração o cardeal João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para a Vida Consagrada, ex aluno do Colégio, dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, reitores de Colégios, padres brasileiros que trabalham em Roma, a superiora geral das Irmãs Filhas do Amor Divino, funcionários e funcionárias e a comunidade presbiteral do colégio.

No Natal de 1927, nossos bispos enviaram ao clero e aos fiéis do Brasil uma Carta Pastoral Coletiva, apresentando as razões que justificavam a construção de um colégio próprio, em Roma, e, ao mesmo tempo, lançavam uma Campanha Nacional para recolhimento de fundos, a fim de realizar o ambicioso projeto. Em 1929, depois de superados todos os entraves, foi lançada a primeira pedra, iniciando-se, logo em seguida, a construção do edifício.

Cinco anos mais tarde, a 03 de abril de 1934, celebrou-se sua inauguração. A turma fundadora, formada por 34 padres e seminaristas, saiu do Pio Latino. Como no Colégio anterior, também aqui a direção coube aos jesuítas.

No pontificado de Pio XI, a Igreja Católica no Brasil foi agraciada com o Pontifício Colégio Pio Brasileiro, instalado em 1934, em Roma. O Pontifício Colégio Pio Brasileiro é um espaço destinado à formação permanente de presbíteros diocesanos do Brasil e de outros países que vão à Roma para realizar estudos de pós-graduação. O sacerdote nomeado pertence ao clero da Arquidiocese de Teresina (PI).

Nos seus mais de oitenta anos de existência, já passaram pelo Colégio mais de 2.200 estudantes, uns ainda seminaristas, outros já presbíteros. O número dos ex-estudantes ordenados bispos já se aproxima dos 150. Destes, sete foram eleitos cardeais: dom Agnelo Rossi (também foi estudante do Pio Latino), dom Serafim Fernandes de Araújo, dom Geraldo Majella Agnelo, dom Odilo Pedro Scherer, dom João Braz de Aviz, dom Raymundo Damasceno de Assis e dom Sérgio da Rocha.

A Direção do Colégio é composta por uma equipe de quatro padres diocesanos: reitor padre Geraldo dos Reis Maia, diretor de estudos padre Domingos Barbosa da diocese de Oeiras-PI, ecônomo padre Leandro Miguel e o diretor espiritual é o padre Wellistony Viana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here