Foi ao ar neste domingo, 23/11, pelas emissoras de TV de inspiração católica do Brasil, a cerimônia de entrega da 55ª edição dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A cerimônia foi apresentada pelo padre Arnaldo Rodrigues, assessor de comunicação da CNBB, e por Talita Salgado, assessora de comunicação da arquidiocese de Goiânia (GO).
A premiação reuniu membros da presidência da CNBB, convidados e profissionais de diferentes áreas da comunicação reconhecidos por suas contribuições à promoção da dignidade humana e dos valores do Evangelho.
Gravada no teatro Tucarena, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na capital paulista, a premiação contou com apresentações da São Paulo Schola Cantorum, sob regência do maestro Delphim Rezende Porto.

São Paulo Schola Cantorum, sob regência do maestro Delphim Rezende Porto.
Reconhecimento e gratidão da CNBB

Ao dar início à cerimônia, o cardeal Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, destacou o sentido de reconhecimento e gratidão que marca os prêmios.
“É um momento de reconhecimento e de gratidão pelo trabalho realizado por meio de tantas pessoas que se dispõem a promover entre nós o belo, o uno e a verdade”, afirmou.
Dom Jaime também ressaltou a dimensão transcendente da comunicação. “Comunicar significa participar da essência do divino, do transcendente. Comunicar, bem, transmitir aquilo que promove a vida em todas as suas manifestações”, sublinhou. Ao final, o Cardeal Spengler desejou que o encontro pudesse fortalecer a missão comum: “Oxalá possamos avançar sempre mais nesta tarefa desafiadora que é comunicar bem”.
Em vídeo, o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo e grão-chanceler da PUC-SP, saudou os participantes e sublinhou a importância do momento. Os Prêmios de Comunicação, afirmou, incentivam “o bom trabalho da comunicação, a fim de premiar expressões de comunicação da Igreja no Brasil”. Ele lembrou ainda que, no contexto do Jubileu celebrado neste ano, a comunicação eclesial deve ser sempre marcada pela esperança. “Mesmo quando tem que se ocupar de fatos, muitas vezes trágicos (…), a nossa comunicação sempre deve se caracterizar por ser comunicadora também da esperança”, ressaltou.
Prêmios de Comunicação da CNBB
Criados para valorizar o trabalho de profissionais e iniciativas que promovem a vida, a justiça e a verdade, os Prêmios de Comunicação da CNBB se consolidaram, desde 1967, como um dos mais tradicionais reconhecimentos no campo da mídia brasileira.
Entre os prêmios tradicionais estão o “Margarida de Prata” (Cinema), “Microfone de Prata” (Rádio), “Dom Helder Câmara” (Imprensa), “Clara de Assis” (Televisão), “Dom Luciano Mendes de Almeida” (Internet), “Kerigma” (Pastoral da Comunicação) e “Papa Francisco” (Teses e Dissertações Acadêmicas). A novidade deste ano foi a inclusão do Prêmio “São Carlo Acutis”, voltado às áreas de publicidade, identidade visual e design digital.
A entrega dos prêmios foi realizada por dom Jaime e os demais membros da presidência da CNBB – dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Goiânia e primeiro vive-presidente; dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, arcebispo de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente; dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral.
Também participaram da entrega dom Valdir José de Castro, bispo de Campo Limpo (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação; dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto (SP) e presidente do Regional Sul 1 da CNBB; e o padre Leandro Megeto, subsecretário adjunto-geral da CNBB.
Ao celebrar a 55ª edição de seus Prêmios de Comunicação, a CNBB renova seu compromisso de incentivar uma comunicação comprometida com a promoção da vida, da verdade e do bem comum, reconhecendo iniciativas que fortalecem uma cultura de fraternidade, justiça e esperança no país.
Vencedores da 55ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB:
Microfone de Prata – produções radiofônicas
Jornalismo
– Reportagem “Da promessa à tradição – O massacre dos Lanceiros Negros”, dos autores Leila da Cruza Gonçalves e Luiz Felipe, veiculada na Rádio Senado. Conheça aqui.
Religioso
– “A mística de Nazaré”, publicado na Rádio 106.1 FM, da Rede Excelsior de Comunicação, do padre Danilo Pinto dos Santos, sacerdote da arquidiocese de Salvador. Conheça aqui.
Entretenimento
– Especial conto “Utopia” sobre a família, baseado na Canção do Padre Zezinho, de Marcos Tiago Fortes, veiculado na Rádio Aparecida e Rede Aparecida de Rádio. Conheça aqui
Prêmio Clara de Assis – televisão
Reportagem
– Reportagem “Convento de Campinas (SP) acolhe e promove a saúde de irmãs idosas”, de Victor Gabriel de Freitas, exibida na Rede Século 21 – Associação do Senhor Jesus. Conheça aqui.
Entretenimento
– “Rota do Rosário – Caminhos da Evangelização com Carol Tormena”, de Associação Evangelizar é Preciso publicada na TV Evangelizar. Conheça aqui.
Documentário
– Programa Arquivo A: “Desafios da Igreja – Infância Roubada”, de Camila Morais, veiculado na TV Aparecida. Conheça aqui.
Prêmio dom Hélder Câmara – sites, hot sites e revistas
Jornal
– A reportagem “Catequese inclusiva”, publicada no jornal O São Paulo, do repórter Daniel Gomes. Conheça aqui.
Revista
– A reportagem “Entre ruas e praças: um jeito de caminhar”, de Janaína da Conceição de Paula Santos, publicada na revista da Pastoral do Povo de Rua. Conheça aqui.
Sites
– A matéria “Vínculo de trabalho permite que migrantes e refugiados se integrem à sociedade brasileira” publicada no site do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados Brasil”, de Monalisa Coelho. Conheça aqui.
Prêmio Margarida de Prata – cinema
Longa metragem
– O filme “Mada e Bia”, de Dagmar Olmo Talga. Conheça aqui.
Curta metragem
– O curta metragem “Desterro”, de Quel Haru Augusto Satto Vilela, Maria Luísa Reis e Cáritas Minas Gerais. Conheça aqui.
Prêmio dom Luciano Mendes de Almeida – plataformas digitais
Redes Sociais
– Página no Instagram “A Memória da Água”, da Lumine, acompanha a produção de um documentário original que investiga o mistério da água no imaginário cristão. Conheça aqui.
Sites, hot sites e portais
– Site do “Centro Marista de Defesa da Infância” . Desenvolvido com o objetivo de apresentar o trabalho do CMDI na proteção e defesa de direitos das infâncias, do Grupo Marista. Conheça aqui.
Aplicativo
– O aplicativo Evangelizar É Preciso da Associação Evangelizar é Preciso. Conheça aqui
.
Prêmio Papa Francisco – dissertações e teses
Mestrado
– A dissertação “Igreja em rede: análise comparativa das proposições dos papas Bento XVI e Francisco para a comunicação”, de Marcus Túlio Oliveira Neto. Conheça aqui
Doutorado
– A tese: “Participação da Pastoral da Comunicação (Pascom) em processos midiáticos da Igreja Católica” – práticas comunitárias da Rede de Comunicadores da Arquidiocese de Natal, no Rio Grande do Norte”, de Cezar Macedo Barros.
Conheça aqui.
Prêmio Kerigma – iniciativas da Pastoral da Comunicação
– O “Plano Estratégico de Comunicação do Regional Leste 2 – 2023 a 2027”, desenvolvido pela Pascom do Regional Leste 2. Conheça aqui

Prêmio São Carlo Acutis – design e publicidade
Peças gráficas, identidade visual e logomarcas
– Identidade Visual “Corpus Christi Curitiba”, de João Geraldo Borges Junio. Conheça aqui.
Campanhas e vídeos publicitários
– A Campanha “Novos Padres”, de Agência Tabor. Conheça aqui.
Menção honrosa
A cerimônia também foi marcada pela concessão da menção honrosa “Irmã Dorothy Stang”, destinada a pessoas ou obras que se destacam na promoção dos valores humanos e cristãos. O homenageado desta edição foi o jornalista André Trigueiro, da GloboNews, referência nacional no jornalismo ambiental.
Ao comentar a homenagem, dom Jaime lembrou o legado da missionária assassinada em 2005, no Pará.
“Nós não podemos esquecer essas figuras extraordinárias que passam pelas nossas vidas (…) fazendo o bem, propagando justiça, direitos iguais para todos. E a irmã Dorothy foi uma dessas figuras”.
Em seu agradecimento, Trigueiro ressaltou a relevância da distinção. “Esse prêmio, no âmbito da CNBB, do meu ponto de vista, sempre se posicionou do lado certo da história da Igreja e do Brasil, do ponto de vista político, em favor das questões socioambientais”. O jornalista dedicou a homenagem a religiosos, líderes comunitários e defensores da floresta que perderam a vida na defesa dos povos da Amazônia. “Que possamos sempre nos lembrar de quem, de fato, tem a coragem de estar do lado certo”, concluiu.
Confira a cerimônia na íntegra abaixo:
Cerimônia dos Prêmios de Comunicação CNBB – 55ª edição
Compromisso com a comunicação
Ao longo da cerimônia, os telespectadores também foram convidados a participar da campanha nacional de arrecadação para o novo Centro Multimídia São Paulo VI, instalado na sede da CNBB, em Brasília (DF).
O estúdio tem como objetivo fortalecer a presença digital da Igreja Católica no Brasil e ampliar a qualidade das transmissões e conteúdos produzidos pela Conferência. A iniciativa busca viabilizar a aquisição de equipamentos para estruturar o espaço, tornando-o uma referência na produção de conteúdo religioso e formativo.
Faça sua doação:
Pix com a chave:
doecentropaulovi@cnbb.org.br
Depósito bancário:
Banco do Bradesco (237)
Agência:048407
Conta corrente: 21150-8
Titular: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
CNPJ: 33.685.686/0001-50
Por Fernando Geronazzo com fotos de Luciney Martins, jornal O S. Paulo






















