A tradicionalíssima celebração presencial da devoção a Nossa Senhora de Nazaré tinha sido cancelada nos últimos dois anos
OCírio de Nazaré, em Belém do Pará, atraiu 2,5 milhões de devotos nesta celebração de 2022, realizada no último domingo, 9 de outubro, com o tema “Maria, Mãe e Mestra”.
A tradicionalíssima celebração presencial da devoção popular a Nossa Senhora de Nazaré, que é reconhecida como a maior manifestação religiosa do mundo, tinha sido cancelada nos últimos dois anos devido à pandemia de covid-19.
Nesta retomada, o arcebispo metropolitano, dom Alberto Taveira Corrêa, celebrou a Santa Missa na catedral de Belém, de onde partiu a procissão rumo à Basílica Santuário.
A Secretaria de Segurança Pública do Pará confirmou que 2,5 milhões de devotos acompanharam a imagem da padroeira da Amazônia ao longo do percurso de 3,6 quilômetros.
A procissão do Círio de Nazaré 2022 durou cerca de 5 horas e percorreu o Centro Histórico da capital paraense em direção à Basílica Santuário, que foi construída no mesmo local em que a imagem foi encontrada pelo caboclo Plácido em 1700.
Na praça da Basílica, às 12h20, o bispo auxiliar dom Antônio de Assis Ribeiro celebrou mais uma Santa Missa.
A festa de Nossa Senhora de Nazaré foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2014 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).