Círculos menores: “Faltam referências à castidade, à virgindade, à santidade e à espiritualidade da família”

“É necessário indicar a misericórdia para com os filhos que sofrem as consequências da violência na família”

Os círculos menores debateram durante três dias as propostas para a redação do documento final do sínodo, que não é vinculante, mas servirá como ponto de referência para que o Santo Padre, como sucessor de Pedro, decida o que seja mais conveniente para o bem da Igreja.

O círculo menor de língua espanhola moderado pelo cardeal Francisco Robles Ortega e cujo relator é dom Baltazar Enrique Cardozo considerou que a segunda parte do Instrumentum Laboris contém muitos elementos positivos sobre o discernimento da vocação familiar, mas “sentimos que falta conexão direta com a primeira parte” e que “muitos aspectos são abordados sem uma conexão mais orgânica e lógica dos assuntos tratados (…) O documento final poderia reordenar melhor os temas, pois há muitas repetições em diversos números que devem ser vistos com mais atenção”.

Sobre o capítulo segundo, o círculo insistiu na dimensão missionária da família, e, quanto ao terceiro, notou “uma carência no tocante à necessária misericórdia para com os filhos que sofrem as consequências da violência na família, o abandono, o divórcio dos pais etc”. Também demonstrou interesse particular “no tema da juventude, com seus valores positivos e suas deficiências quanto ao matrimônio”.

Os membros do grupo acham “que há ausências significativas ou poucas referências, nesta parte, a temas como a castidade e a virgindade, a santidade e a espiritualidade da família”. Igualmente, assumem as “deficiências de uma pastoral orgânica e familiar mais incisiva, destacando as conquistas e realizações como as ausências”.

O círculo se mostra consciente da complexa realidade existente nos diversos países; “por isso, a iluminação desta parte deve ser ampla, a fim de abranger as respostas ajustadas aos diversos cenários”.

Fonte: Zenit

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here