Cetel realiza última reunião do ano

Grupo concluiu tradução das celebrações dos santos

A Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou nesta quinta-feira, 17, o terceiro encontro deste ano. O grupo trabalha com a tradução da terceira edição do missal romano. “O trabalho prossegue devagar, intenso, complexo e às vezes até complicado para tornar sempre mais numa linguagem compreensível, mas um de um certo nível bonita, as traduções dos textos litúrgicos”, explicou o bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e presidente da Comissão, dom Armando Bucciol.

A Comissão concluiu a tradução das missas do Santoral, relacionadas às celebrações em memória dos santos. Na última Assembleia Geral (AG) da CNBB foram apresentadas as traduções dos textos dos primeiros seis meses do ano. A segunda parte será encaminhada aos bispos e será objeto de trabalho na Assembleia de 2016, a 54ª AG. Após aprovação será enviada à Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, no Vaticano.

“Nesse período estamos tratando das missas rituais, os diferentes sacramentos, já enfrentamos a discussão, a nossa análise, sobre o sacramento do batismo, a iniciação cristã e a unção dos enfermos. Estamos nesses dias avaliando a revisão das missas pela ordenação dos bispos e dos presbíteros”, conta dom Armando.

De acordo com o presidente da Cetel, os documentos da Igreja pedem que nas traduções “se respeite a índole de cada povo, mas que, ao mesmo tempo, não se afaste a tradução do original em latim”, mantendo maior fidelidade ao texto publicado pela Santa Sé. “Essa é a necessidade de avaliar como expressar de uma maneira que seja compreensível ao povo sem perder essa fidelidade”, explica.

Os outros membros do grupo são os arcebispos de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, e de Belém (PA), dom Alberto Taveira Corrêa, e os bispos de Cornélio Procópio (PR), dom Manoel João Francisco, de Uruguaiana (RS), dom Aloísio Alberto Dilli, e o auxiliar de Brasília (DF) dom José Aparecido Gonçalves de Almeida. Também participaram da reunião os assessores frei Faustino Paludo e padre José Weber.

Após a 54ª AG da CNBB, que acontecerá em abril, em Aparecida (SP), a Comissão deverá reunir-se no mês de maio.

Fonte: CNBB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here